TCE emite parecer contrário à aprovação das contas municipais

Além do desequilíbrio financeiro, o Pleno do Tribunal de Contas manifestou-se pela reprovabilidade das contas de Guajará em razão também de outras irregularidades, como a extrapolação do percentual máximo de 54% para despesas com pessoal, e sua não recond

TCE emite parecer contrário à aprovação das contas municipais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em razão do descumprimento do equilíbrio das contas públicas, em especial a apresentação de déficit financeiro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em sessão plenária, emitiu parecer prévio de que as contas do município de Guajará-Mirim, relativas ao exercício 2015, não estão aptas a receber aprovação pela Câmara de Vereadores local.

Além do desequilíbrio financeiro, o Pleno do Tribunal de Contas manifestou-se pela reprovabilidade das contas de Guajará em razão também de outras irregularidades, como a extrapolação do percentual máximo de 54% para despesas com pessoal, e sua não recondução aos limites estabelecidos em lei.

Nesse sentido, o TCE-RO esclarece que as contas do município de Guajará-Mirim apresentaram uma receita arrecadada no valor de R$ 73.096.466,08. Desse total, 63,51% foram gastos com pessoal, portanto, acima do máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é de 54%.

Além disso, a Corte de Contas ainda cita o descumprimento pela gestão de Guajará no que tange à imposição estabelecida na LRF para que se retorne o montante das despesas com pessoal, a tempo e modo, ao limite legal (54%), o que não ocorreu.

Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Guajará-Mirim, ao longo do exercício 2015, aplicou na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino o percentual de 25,45% da receita e o equivalente a 28,32% em ações e serviços públicos de saúde. Nesses casos o mínimo legal exigido para aplicação é de 25% e 15%, respectivamente.

 A prestação de contas compõe o Processo nº 1490/16, disponível pelo sistema “Consulta Processual” (acesse no endereço: https://pce.tce.ro.gov.br/tramita/pages/main.jsf). Para tanto, basta preencher o número do processo e o código de segurança, clicar em procurar, acionar o ícone “lupa” e selecionar a aba “Arquivos eletrônicos”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS