Eles conhecerão o Planet Park [jogos, máquinas de brindes e brinquedos] e ganharão lanches do Mc Donald’s. Cada criança será adotada por um funcionário. “Algumas exigem atividades lúdicas, e isso foi bem preparado pela direção do shopping”, disse a assist
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Frutos da Alegria e Árvore dos Sonhos são dois projetos do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) e do Porto Velho Shopping que farão a alegria de 120 crianças neste Natal.
A árvore com a foto de cada uma estará cheia de presentes escolhidos pelas próprias crianças. Cada uma pôde fazer três pedidos.
Atividades no dia 15, no Cero, mobilizarão as equipes com as quais as crianças já estão habituadas. A partir das 9h, do dia 17, funcionários do shopping irão buscar as crianças da faixa etária de 2 a 13 anos.
Lista prévia possibilitará cardápio diferenciado para crianças com restrição alimentar ou que estejam recebendo alimentação parenteral.
Eles conhecerão o Planet Park [jogos, máquinas de brindes e brinquedos] e ganharão lanches do Mc Donald’s. Cada criança será adotada por um funcionário. “Algumas exigem atividades lúdicas, e isso foi bem preparado pela direção do shopping”, disse a assistente social, Márcia Lima Araújo Benarrosh.
Ela elogiou o apoio dos profissionais do Cero, que contribuem até financeiramente nos eventos internos da instituição e também trabalharão nos do mês de dezembro. “Com muito amor, eles fizeram o arraial junino e a semana da criança. O sonho existe, mas eles é que ajudaram a realizá-lo”.
INCLUSÃO
“A parte social que visamos no Cero atende diretamente à inclusão, porque temos aqui cadastradas famílias em extrema pobreza”, comentou o diretor Yargo Machado.
“Muitas mães estão impossibilitadas de trabalhar fora, e temos ainda situações de abandono de crianças”, lamentou Márcia Bernarrosh.
Em ofício ao governo de Rondônia, o Ministério Público Estadual recomendou a ampliação dos serviços do Cero, considerando a atual demanda de pacientes, “maior que a oferta de serviços”.
Inaugurado em outubro de 2014, o Cero funciona no bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho, atendendo até três vezes por semana nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psicopedagogia.
Duas novidades à vista: a construção da piscina com 50m², cujo projeto encontra-se em análise na Agência Estadual de Vigilância em Saúde; e a sala de estimulação precoce para crianças vítimas de microcefalia, em decorrência de zika vírus. Essa nova dependência será entregue ainda este ano.
Segundo o arquiteto da Sesau, Ramón Nascimento, avaliada em R$ 2,5 milhões será custeada com recursos de emenda feita pelo deputado federal Lindomar Garçom.
Por determinação do secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o Cero manterá sua estratégia de atuação para o próximo ano, enfatizando a formalização de parcerias com instituições de ensino superior.
“Com o aporte financeiro e de recursos humanos, as faculdades cedem equipamentos, entre eles o orbitador vestibular e o Pegasus, dispensando o processo licitatório”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!