Quase 40 escolas confirmam adesão ao programa Ensino Médio Inovador em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Implantado em 2009 pelo governo federal, o programa Ensino Médio Inovador prevê para o ano de 2017 investimentos de R$ 300 milhões, com participação de sete mil escolas, em todo o País. Em Rondônia, pelo menos 39 escolas estaduais confirmaram adesão ao programa, que tem por objetivo financiar ações inovadoras desenvolvidas pelos estudantes, ampliando o tempo de permanência nas instituições na perspectiva do ensino integral. A confirmação de adesão ao programa Ensino Médio Inovador ocorre até esta desta sexta-feira (18).
“O programa tem o objetivo de apoiar e fortalecer as experiências inovadoras nas escolas de Ensino Médio, promovendo a reestruturação dos currículos escolares, que serão trabalhados por área de conhecimento. É também seu objetivo atender às expectativas dos alunos e da sociedade, uma vez que nem todos querem participar do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], e nem todos vão para o mercado de trabalho. Então é necessário atuar no sentido de incentivar projetos para a vida futura deles”, afirmou a coordenadora estadual do programa, Francisca Valdecira Fialhes Diniz.
Segundo a coordenadora, as 39 escolas que confirmaram adesão irão receber recursos do governo federal para trabalhar oficinas com alunos, acrescentando uma hora de atividades agregadoras ao total de quatro horas obrigatórias destinadas ao currículo básico.
As ações propostas pelas escolas devem estar dentro dos seguintes campos: acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática; iniciação científica e pesquisa; mundo do trabalho, línguas estrangeiras, cultura corporal, artes, comunicação, uso de mídias e cultura digital; e protagonismo juvenil. Em fevereiro, segundo Francisca, as escolas devem apresentar o plano de ação para ter acesso aos recursos que serão utilizados.
Rondônia aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador em 2011, passando efetivamente a desenvolver ações nas escolas supervisionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a partir de 2013. “A grande maioria das escolas que participaram do programa já se estruturou com os recursos repassados, estruturando laboratórios de ciências, entre outras aquisições”, pontuou a coordenadora.
A secretária Fatima Gavioli citou a experiência positiva desenvolvida pela Escola Estadual Nilo Coelho, de Ministro Andreazza, onde alunos e professores criaram a Feira Literária com a exposição e apresentação de poesias. Outra experiência, é a da Escola São Luiz, em Porto Velho, onde estudantes aprendem a língua espanhola, e já fizeram apresentação de canções nessa língua.
“O programa tem proporcionando algumas experiências exitosas, contribuindo para inovar o Ensino Médio. É um trabalho interdisciplinar, em que várias áreas do conhecimento estão envolvidas, tornando o currículo mais rico e dinâmico”, reforçou Francisca Valdecira.
As escolas de Rondônia selecionadas para o Programa Ensino Médio Inovador em 2017 são:
Alta Floresta
Padre Ezequiel Ramin
Juscelino Kubitschek de Oliveira
Artur da Costa e Silva
Ariquemes
Anísio Teixeira
Professora Carmem Ione de Araújo
Buritis
Marechal Rondon
Buriti
Cacoal
Nilo Coelho
Cora Coralina
Cerejeiras
Tancredo de Almeida Neves
Costa Marques
Angelina dos Anjos
Jaru
Raimundo Catanhede
Primavera
Costa Junior
Professora Dayse Mara de Oliveira
Plácido de Castro
Josué Montello
Pedro Vieira de Melo
Ji-Paraná
Jovem Gonçalves Vilela
Juscelino Kubitschek
Carlos Drummond de Andrade
Ouro Preto
Aurélio Buarque de Holanda
Pioneira
Porto Velho
São Luiz
4 de Janeiro
Pimenta Bueno
Raimundo Euclides Barbosa
José Severino dos Santos
Benedito Laurindo Gonçalves
Felipe Camarão
Rolim de Moura
Juscelino Kubitschek
Aurelio Buarque de Holanda
Carlos Drummond de Andrade
Marechal Cândido Rondon
São Francisco do Guaporé
Campos Sales
Oswaldo Piana
Vilhena
Maria Arlete Toledo
José de Anchieta
Paulo de Assis Ribeiro
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!