Secretaria de Segurança promove encontro dos profissionais de Inteligência

Secretaria de Segurança promove encontro dos profissionais de Inteligência

Secretaria de Segurança promove encontro dos profissionais de Inteligência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 200 profissionais do setor de Inteligência da Polícia Civil participam desde essa segunda-feira (24) até sexta-feira (28) do 2º Encontro do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Rondônia, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho.

O encontro tem a coordenação da Gerência de Estratégia e Inteligência (GEI) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com carga horária de 40 horas.

O objetivo do encontro é promover a qualificação continuada de agentes atuantes na área de inteligência de segurança pública, fazer intercâmbio com os demais órgãos de inteligência, ampliar e fortalecer a rede de colaboradores de segurança, facilitando uma integração maior entre os órgãos de inteligência participantes.

O secretário Antônio Carlos dos Reis lembrou que já trabalhou no setor de inteligência, destacando sua importância para subsidiar as demais forças de segurança, com as informações necessárias para o combate a criminalidade.

“Fico muito feliz de ver esse auditório lotado com profissionais de inteligência. Na época, éramos poucos policiais, sem a mínima estrutura. Se tivéssemos dado atenção antes ao setor de inteligência, hoje não teríamos tantos problemas em presídios e com organizações criminosas. Hoje a criminalidade está conectada e não podemos ficar atrás”, salientou Reis, reforçando a importância dos demais órgãos de inteligência que não medem esforços no compartilhamento das informações com a Sesdec.

“A segurança pública tem as suas dificuldades, todavia vem avançando. Precisamos continuar trabalhando firmes no aprimoramento. É por isso que trouxemos profissionais de fora para repassar novas informações. O mais importante é que sejam multiplicadores do aprendizado aos demais colegas de profissão”, destacou o secretário.

Lindomar Bezerra, gerente de Estratégia e Inteligência, explicou que foi constituído um banco de dados só para a inteligência onde reúne todas as informações de interesse da secretaria de segurança e centralizado na Gerência de Inteligência.

“Esses dados vão servir para subsidiar os delegados, bem como, policiais civis e militares nas ações preventivas e repressivas onde deve melhorar o policiamento, e solucionar problemas antes mesmo que ele ocorra”, citou Bezerra.

No encontro também foi tratado do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp), que serve para alimentar e processar esses dados e informações. O programa ainda não está finalizado, podendo ser modificado e aprimorado.

“Quando cheguei ao setor de inteligência não tínhamos um banco de dados com as informações. Hoje estamos deixando de legado essa central de dados com mais de 20 milhões de informações. Isso são informações de fonte fechada. Quem poderá acessar serão policiais do setor de inteligência de todas as forças de segurança do estado”, explicou o gerente de Inteligência.

O vice-governador Daniel Pereira destacou a importância de se trabalhar com informações para um bom desempenho das funções, seja na esfera administrativa ou na policial.

“Uma nação, estado ou instituição que não tem informação ou não trabalha com informações, está fadada ao fracasso. E quando você compartilha informações você aprende com outros estados”, disse o vice-governador.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS