E são vários os motivos que podem levar o propulsor do carro à elevação da temperatura. Lamir, que já trabalhou como mecânico de motos e se especializou em injeção eletrônica de carros, lembra que o problema mais comum é o mal funcionamento da válvula ter
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Muitas pessoas não se preocupam muito com a manutenção do carro e se esquecem de dar a devida importância para sistemas que são essenciais para o bom desempenho da máquina. A temperatura de funcionamento do motor, por exemplo, deve ser observada constantemente, mas nem todos os modelos trazem no painel um mostrador eficiente. Em alguns casos, o motorista só fica sabendo do problema quando uma luzinha acende no painel e o motor já superaqueceu. E aí o prejuízo é grande. Pensando nisso, o comerciante Lamir Hilário de Queiroz, de 49 anos, desenvolveu o Makeaut, um termômetro digital que mede a temperatura exata do motor, possibilitando que o dono do carro detecte o problema antes que ocorra o superaquecimento.
E são vários os motivos que podem levar o propulsor do carro à elevação da temperatura. Lamir, que já trabalhou como mecânico de motos e se especializou em injeção eletrônica de carros, lembra que o problema mais comum é o mal funcionamento da válvula termostática, componente que regula a temperatura do motor. Se ela não funciona corretamente, o líquido de arrefecimento é bloqueado e para de circular no motor, resultando no superaquecimento, queimando o óleo e as juntas. E se isso acontecer, o risco de fundir é muito grande e o prejuízo ainda maior.
Outros motivos que levam à elevação da temperatura do motor são o nível baixo do líquido de arrefecimento, vazamentos no sistema e falta de óleo. Os sensores do painel também podem mascarar o problema ou então passar a falsa informação de um superaquecimento que não está ocorrendo de fato. Outro item importante no sistema de arrefecimento é a ventoinha, que deve armar e desarmar no tempo certo, para auxiliar na ventilação do motor. Se ela não funcionar, vai favorecer a elevação da temperatura, mas se trabalhar de forma forçada e prolongada, é sinal de que existe alguma avaria no sistema.
A bomba d'água também é importante para a devida circulação do líquido no sistema de arrefecimento. Se parar de funcionar, vai fazer com que o motor trabalhe com temperatura elevada. Até mesmo a tampa do radiador deve ser checada, pois se não estiver em boas condições de vedação vai deixar escapar o vapor e o líquido de arrefecimento, levando ao superaquecimento.
A IDEIA
Diante de tantas possibilidades de problemas, Lamir resolveu desenvolver um equipamento que mostrasse a temperatura do motor de maneira precisa, para evitar o superaquecimento. Ele lembra que em 1985 teve a ideia de fazer um termômetro digital, pois acreditava que se a elevação da temperatura do motor fosse detectada antecipadamente, os danos seriam evitados. Na primeira versão do sistema, ele adaptou o sensor na tampa do radiador, mas não deu certo, pois a mudança da temperatura só era acusada quando o motor já estava fervendo.
Com a ajuda de um engenheiro eletrônico, Lamir aprimorou o sistema e colocou o sensor na parte externa do cabeçote do motor, sem a necessidade de qualquer adaptação. Assim foi criado o Makeaut, dispositivo que gerencia o sistema de arrefecimento do motor durante o funcionamento do veículo. O equipamento pode ser usado em veículos de 5,5 a 24 volts. Ele pode ser ajustado para dar o alarme de alerta a partir dos 91 graus, já que a temperatura ideal de funcionamento do motor varia de 90 a 102 graus. O visor digital é instalado no painel do carro e caso o motorista perceba que a temperatura está subindo, pode parar e procurar a solução para o problema antes que ocorra o superaquecimento.
O Makeaut proporciona ainda outras possibilidades, como dosar o consumo de combustível do carro. Se o motor trabalha a maior parte do tempo na temperatura ideal, o consumo será menor. E com o aparelho, o motorista visualiza a variação da temperatura no visor e vai dosando a aceleração. Com ele é possível programar para que a ventoinha seja acionada quando a temperatura de alarme determinada seja atingida, pois assim vai forçar a refrigeração do motor.
Lamir explica que o Makeaut é fácil de instalar e dispensa qualquer tipo de adaptação. O equipamento tem custo de R$ 290 para o consumidor e pode ser instalado em qualquer veículo. O ponto de vendas de Lamir é na Fast Rodas (Avenida Vilarinho, 3.023, em Venda Nova) ou pelo telefone (31) 98471-2608.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!