Museu Palácio da Memória Rondoniense se torna referência

Museu Palácio da Memória Rondoniense se torna referência de pesquisa

Museu Palácio da Memória Rondoniense se torna referência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O museu Palácio da Memória Rondoniense tem sido a principal fonte de busca na cidade desde a sua implantação. Desde jornais, livros e outras fontes de documentos, até mesmo a forma digital, tem atraído o público o museu. Número que cresceu nas últimas semanas, devido ao aniversário de Porto Velho, no dia 2 de outubro, que completou 102 anos.

Estudantes, profissionais de todas as áreas e a população em geral têm procurado conhecer a história da cidade. Os assuntos vão desde a arquitetura, tema que é mais procurado por estudantes de arquitetura; o ciclo da borracha; histórias dos líderes políticos; e documentos de transações institucionais.

Para Ednair Rodrigues, diretora do museu, a sociedade porto-velhense tem se interessado por todo o contexto histórico da cidade. Ela fala que com a implementação do museu, a cidade tem a história implantada e registrada.

Segundo relatório de visitas do museu, cerca de 30 pessoas por semana buscam consultas. Para os administradores, ainda é um numero baixo, mas  segue dentro do esperado.

“O público é restrito, são acadêmicos de arquitetura, história, arqueologia, e de vez em quando outro curso, como Geografia e áreas voltadas para estudos sociais. Nossa busca agora é trazer a comunidade geral para dentro do museu”, diz Elis da Silva Oliveira, historiadora do museu.

O museu ainda busca inserção na sociedade. A internet está aí para ajudar na pesquisas, mas para Elis, quando se trata de buscas direcionadas a década de 20, 30 ou 40,a internet ainda não possui esses registros. E o museu traz justamente isso, a memória rondoniense dessa época. Por isso a importância do museu e seu papel na documentação da história.

O museu fica na Dom Pedro, esquina com José de Alencar. Com avanços tecnológicos também é possível acessar documentos que foram digitalizados. Para os profissionais, a busca agora é colocar o museu como ícone para a sociedade, não só de Porto Velho, mas para todo o estado de Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS