Escolas estaduais distribuem mudas de árvores e plantas medicinais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Alunos integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida) são responsáveis pelo evento, conforme a coordenadora, professora Carmen Sílvia.
“Esta é a terceira doação. Os alunos anotam nomes e endereços das pessoas, e fazem o mapeamento para acompanhar o desenvolvimento da planta”, disse a coordenadora.
“A fruta que você gosta”. Este é o mote lançado pela direção do Colégio Tiradentes, no Distrito de Jacy-Paraná, para incentivar e organizar seus alunos ao plantio de árvores na próxima quarta-feira.
O Dia da Árvore começará com o plantio de mudas frutíferas nos jardins desse estabelecimento a 90 quilômetros de Porto Velho. “As pessoas deste distrito, até então silencioso, estão agora estimuladas a melhorar”, comentou a diretora do colégio, tenente Erika Josiani Ossuci.
A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.
O Colégio Tiradentes tem papel importante nessa mudança. Alunos do período da manhã juntaram-se aos que frequentam aulas à tarde para o transplante de cajueiros e bananeiras cuja primeira safra ocorrerá em 2017.
O campo de futebol teve poda no gramado, o jardim e o bicicletário ganharam pneus reciclados, destacando-se juntamente com a fonte d’água artificial.
Na extensão da cerca, os alunos construíram outro jardim com pneus coloridos. Tudo a custo zero, na base de doações e mutirões. “As pessoas notam o que passa aqui dentro e se animam a colaborar conosco e para si próprias”, observou a diretora.
Concluída há dois meses, a pista de atletismo construída pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ganhará árvores ao redor. “Diariamente, das 8h às 16h, um professor caminha com as pessoas”, disse Erika Ossuci.
Um projeto de jardinagem contempla o entorno da pista, no qual alunos e professores plantarão mudas de flores que levarão de casa. Ao mesmo tempo, a horta faz parte da revitalização, com o plantio de 80 pés de abacaxi, 120 pés de banana, abóboras, cajus, mamão, melão, melancia e mandioca.
“O complemento da merenda escolar está garantido, e ainda recebemos doações”, disse a tenente Ossuci.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!