Segundo Figueiredo, esses números também poderiam ser maiores se o contingente de desempregados tivesse a preocupação de manter o cadastro atualizado no Sistema de Emprego.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com uma média mensal de recolocação de 1.500 pessoas desempregadas no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Rondônia está programando para o segundo semestre, em Porto Velho, a realização de uma série de cursos de qualificação de mão de obra para atender às exigências do mercado e facilitar a recolocação.
Segundo o professor Augusto Celso Figueiredo, diretor-geral do Sine em Rondônia, além do apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), à qual é vinculado, o Sistema conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sabrae) para a realização de cursos de preparação e qualificação de mão de obra.
Ele destacou que em todo o estado são atendidas pouco mais de mil pessoas por dia nos postos de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Rolim de Moura, Ouro Preto d’Oeste e Jaru, com a recondução mensal de 1.500 pessoas em média, número que poderia ser maior se houvesse qualificação dos desempregados.
VEJA TAMBÉM: Ministério dos Transportes vai priorizar grandes obras de infraestrutura em Rondônia
Só o posto de Porto Velho atende diariamente a pouco mais de 400 pessoas que buscam uma vaga de trabalho; e recoloca todo mês em atividade 500 trabalhadores que voltam a ter carteira assinada e a felicidade de voltar a trabalhar.
Segundo Figueiredo, esses números também poderiam ser maiores se o contingente de desempregados tivesse a preocupação de manter o cadastro atualizado no Sistema de Emprego.
Ser o primeiro estado da região Norte e o segundo de todo o País no índice de emprego (geração de emprego), de certo modo é motivo de satisfação para o Governo de Rondônia, mas segundo o governador Confúcio Moura é fator de estímulo à busca pela excelência, que é o objetivo de todos. O governador citou a parceria com o Sebrae e os incentivos à atividade produtiva como estratégias para manutenção e geração de empregos no campo e nas cidades.
O Sine presta esse serviço gratuitamente, incluindo os cursos de qualificação. Para isso, basta que o interessado mantenha seu cadastro atualizado em qualquer dos postos do órgão. No caso de Porto Velho, o atendimento é feito na sede do Sistema, na rua Paulo Leal, 332, no centro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!