Conetur apresenta demandas do turismo à bancada federal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Representantes do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) reuniram-se na tarde de terça-feira 06.07, em Brasília, com os membros da bancada federal rondoniense onde discutiram demandas importantes do setor turístico em Rondônia.
Foram colocadas em pauta três questões: o alfandegamento do aeroporto internacional Jorge Teixeira, a situação estrutural dos aeroportos de Rondônia, e sugestão de emendas para o fortalecimento do turismo em todas as regiões do Estado.
VEJA TAMBÉM:
Conferência Nacional de Turismo Sustentável terá minicursos
A reunião contou com a participação dos três senadores rondonienses: Valdir Raupp, Ivo Cassol e Acir Gurgacz e dos deputados federais Lindomar Garçon, Luiz Cláudio, Marinha Raupp e do coordenador da bancada federal rondoniense, deputado Nilton Capixaba.
No relatório apresentado pelo Conetur a senadores e deputados federais consta o mapeamento das áreas de turismo que precisam de incentivo de emendas, o valor do alfandegamento do aeroporto internacional Jorge Teixeira e ainda a situação detalhada dos aeroportos nos municípios.
Cada um dos oito deputados federais e três senadores receberam eu seus gabinetes uma proposta de apoio para apresentação de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União 2017 para o fortalecimento do turismo em Rondônia, visando investimentos em infraestrutura. A proposta foi elaborada em parceria com a Superintendência Estadual do Turismo (Setur).
Dentre as obras a serem contempladas pelas emendas estão a construção de um centro de convenção para a capital, a revitalização do Forte Príncipe da Beira, a elaboração do Plano Estadual do Turismo, a iluminação da ponte Rondon-Roosevelt sobre o rio Madeira, e a reforma e revitalização do Mercado Central da capital. Além de Porto Velho, as propostas também contemplam municípios como Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Ouro Preto e Costa Marques.
Recentemente, o Conetur, em parceria com o Governo de Rondônia e as Prefeituras, participou da criação da 1ª instância turística do Estado, em Ouro Preto D´Oeste. Em conjunto com as prefeituras, o Conselho já elaborou o Plano Estratégico de Turismo para Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!