Maio teve aumento de 30% em exames patológicos

Aproximadamente 250 pacientes atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) também dispõem desses exames.

Maio teve aumento de 30% em exames patológicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aumentou 30%, entre abril e maio, a demanda de exames no Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) de Rondônia.

Com 7.165 exames a mais em relação ao mês anterior, o Lepac atendeu a solicitações médicas para 1.961 pacientes em maio [1.520 em bril], produzindo 25.393 exames de diversas patologias.

Funcionando ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), o laboratório é referência na região Norte brasileira.

A POC lidera o número de exames e ali eles aumentaram em 50%, apontam as estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Isso está ligado à confiabilidade que o laboratório passa aos médicos”, disse o diretor-geral do Lepac, Paulo Giroldi.

No cômputo do trimestre março-abril-maio de 2016, o laboratório foi procurado por 14.595 pacientes, que se beneficiaram com 154.796 exames.

Segundo Giroldi, o Lepac proporciona economia ao governo estadual, já que os valores dos exames estão 25% menores do que a tabela praticada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hemograma é o exame mais solicitado: 1.575 no período; em seguida os exames de glicemia (1.321), ureia/creatinina (1.268), lipidograma (1.049) e hepatites A, B e C + HIV (550).

Aproximadamente 250 pacientes atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) também dispõem desses exames.

ROTINA

Às 9h10 de terça-feira, o Lepac encerrou mais uma coleta em pacientes que jejuaram para fazer diversos exames de sangue.

“Encerramos 20 minutos antes do prazo para conclusão dos serviços e todos foram atendidos”, comentou Paulo Giroldi.

Quatro recepcionistas e quatro coletores atendem na POC. As senhas para o Lepac são distribuídas diariamente a partir das 7h, e o atendimento vai até 9h30.

Antes do funcionamento do Lepac, dos 147 tipos diferentes de exames solicitados à rede de saúde estadual, 69 eram terceirizados e precisavam ser feitos fora do estado.

Atualmente, às terças e quintas-feiras, o imunossupressor é procurado por pessoas transplantados. Três médicos alergologistas atendem pacientes de doenças que se desenvolvem em qualquer idade.

TUDO VIA INTERNET

Após os resultados, o médico que fez a solicitação tem acesso aos exames no hospital de origem. O resultado é conhecido em até três horas e liberado pelo sistema de gerenciamento de dados, via internet.

A coleta de sangue dos pacientes no Cemetron, Hospital João Paulo II, POC e Hospital Infantil Cosme e Damião está interligada onlineao laboratório. Tudo é etiquetado e enviado com um código de barra. A segurança é de 100%.

Amostras dos hospitais são identificadas e totalmente digitalizadas. Elas entram na máquina, parando em cada estação de trabalho: hepatites, cancerígenos, sorologia, hemograma e outras.

Giroldi explicou que após os resultados, o médico que fez a solicitação tem acesso no hospital de origem. Tudo praticamente em tempo real.

O Lepac agiliza em até dez dias o resultado de exames de alta complexidade, antes enviados pela Sesau para outros estados. Além disso, os pacientes que necessitam de acompanhamento para medir os imunossupressores – usada para evitar rejeição de um transplante – têm preferência. “Há casos em que o médico faz o pedido e o resultado sai em até 24h”, afirmou o diretor.

VEJA TAMBÉM: Doações de sangue precisam aumentar em mais da metade dos países, diz OMS

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS