Portal da Transparência tem acesso ilimitado online e no Tudo Aqui

Portal da Transparência tem acesso ilimitado online e no Tudo Aqui

Portal da Transparência tem acesso ilimitado online e no Tudo Aqui

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao cidadão o direito de perguntar, conhecer, acompanhar e de ter respostas sobre todos os atos do Governo, incluindo informações sobre procedimentos licitatórios, concessão de diárias, suprimentos de fundos, receitas e despesas, convênios, transferências, etc.

Segundo o controlar-geral do Estado (CGE), Francisco Netto, o modelo de Rondônia é o mesmo do Portal da Transparência do Governo Federal, com um diferencial a favor do cidadão rondoniense, que além de poder acessar todas essas informações pessoalmente pela internet, conta também com o apoio direto de servidores da CGE, no Tudo Aqui (antigo Shopping Cidadão), com atendimento específico através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic).

Este serviço (e-sic), obedecendo ao objetivo de sua criação, permite a qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhar pedidos de acesso a informação pública aos órgãos e entidades do Poder Executivo do Governo do Estado de Rondônia, em cumprimento à Lei Federal 12.527 de 18 de novembro de 2011. Por meio dele, além de informações elementares sobre sua situação pessoal, como a concessão de diárias, por exemplo, ou sobre algum programa de Governo, o cidadão pode obter também e principalmente informações sobre contratação de obras, serviços e compras governamentais, podendo, por conseguinte, fiscalizar e cobrar resultados dos investimentos.

COMO FISCALIZAR?

Qualquer cidadão tem o direito de conhecer todas as informações sobre a gestão governamental, bastando para isso utilizar a ferramenta disponibilizada pelo próprio Governo de Rondônia para possibilitar o acesso aos dados. A primeira providência é entrar no portal e-sic, e clicar em acessar sistema, e em seguida fazer um pequeno cadastro que exige dados como nome completo, CPF, e-mail e telefone (pessoa física ou jurídica). Feito isso, o interessado (usuário) recebe um login e uma senha, para se comunicar (navegar) no âmbito do sistema.

O passo seguinte é a formalização do pedido, a indicação das informações que o cidadão deseja obter, usando o login e a senha. Dependendo da informação requerida o Estado terá 20 dias para responder ao pedido, o que é feito por e-mail. Para se ter ideia, com apenas dois cliques o servidor público pode acessar seu contracheque utilizando esta ferramenta.

Por iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), o Portal da Transparência foi criado pelo Governo Federal em 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Por ser um instrumento de cidadania de âmbito nacional, o Portal da Transparência rondoniense é avaliado anualmente pela CGU e pelo Ministério Público Federal (MPF), e por isso vem adotando instrumentos cada vez mais sofisticados e de maior alcance para atender as exigências da legislação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS