ENCHENTE - Prefeito decreta alerta e mobiliza força tarefa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o nível do rio Madeira prestes a alcançar a cota de transbordamento (15,50 metros), o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), decidiu por decretar estado de alerta na capital e nos distritos. A intenção do chefe do executivo é mobilizar todos os órgãos da administração pública municipal e demais entidades, para colocar em ação uma força tarefa em favor das pretensas vítimas da enchente.
O documento foi publicado na edição da última segunda feira (7), no Diário Oficial do Município e tem validade por noventa dias.
Para decretar o estado de alerta o prefeito levou em consideração que o nível do Rio Madeira nos últimos seis dias surpreendentemente apresentou elevação de 1.45m em Porto Velho, Distrito de Abunã e Guajará-Mirim (Dados Telemétricos da ANA em anexo). A medição caracteriza comportamento anormal, considerando que o período mais intenso do inverno amazônico iniciou-se nos meses de fevereiro e março.
A decretação autoriza a Defesa Civil Municipal a colocar em prática a primeira fase do Plano de Contingenciamento de Enchentes, iniciando pelo levantamento para identificar a quantidade de famílias que deverão ser removidas de suas residências, em caso de inundação.
Como o cenário está cada vez pretenso a uma cheia, equipes da Defesa Civil serão deslocadas para a região do distrito de Abunã, para também realizarem um mapeamento da situação naquela área.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!