Prefeitura traça estratégias para o "Dia D" de combate ao transmissor da dengue

Prefeitura traça estratégias para o "Dia D" de combate ao transmissor da dengue

Prefeitura traça estratégias para o

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) alarmada com a atual situação de emergência no país, realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma reunião no Ifro, urbano, para traçar estratégias na mobilização do "Dia D" no combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, marcado para os dias 26 e 27 de fevereiro.

Na reunião estiveram presentes representantes do Município e Governo do Estado, para que as ações sejam concretizadas em todas as esferas. O mutirão realizará a cobertura dos setores 9 e 10, para que sejam alcançados os 100% de fiscalização dos 47 mil imóveis contabilizados na região.

O trabalho de fiscalização de focos da larva do mosquito mantém de forma contínua, até atingir-se 100% de residências e imóveis da cidade, locais de risco trabalhando com a limpeza para eliminar criadouros e focos de larvas como a distribuição de sacolas verdes para a coleta seletiva de lixo, que também ocorre. Conforme o setor responsável, são no total 47 mil imóveis, sendo que no mês de janeiro as visitas contabilizam 21.623 imóveis, 45.4% e neste mês, ainda não concluído, já foram fiscalizados 19.015 imovés, 40%.

O objetivo é reforçar as ações do município, buscando ampliar orientações e atividades para prevenção dos agraves causados pelo mosquito . " Estamos intensificando esse trabalho de combate a esses transmissores, mas é de suma importância a colaboração de toda a comunidade, no sentido de prevenção. O lixo doméstico, o acúmulo de água em pneus velhos, caixas d´água são alguns dos locais propícios para a criação do mosquito transmissor", ressalta o Secretário Municipal de Saúde.

O Ministério da Saúde determina às prefeituras a competência sobre a captura de vetores, levantamento de índices de infestação, eliminação de mosquitos e larvas e ações de controle químico para eliminar vetores e criadouros, porém o MS também pede que as pessoas cuidem da limpeza de suas residências, sendo a prevenção a melhor forma de se evitar a dengue é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. " Tivemos uma confirmação de dengue, após 31 notificações em janeiro. Constatamos seis casos de suspeita do zika vírus, ainda não confirmados, pois se trata de sintomatologia, a partir das amostras de sangue esperamos o resultado chegar do laboratório para a confirmação ou não", expôs Francieli Lando, coordenadora do setor de Epidemiologia de Ariquemes.

No dia 26 a concentração está marcada na Praça do setor 9. E no dia 27, na Escola Municipal Roberto Turbay.

Para o cidadão interessado em colaborar com participação no "Dia D", 26 e 27 deste mês, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, setor de Atenção Básica no telefone: (69) 3536-4729.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS