Equipe de paraatletas vai representar Rondônia nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras no Rio Grande do Norte
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A delegação de Rondônia formada por 48 pessoas viajará no dia 22 para Natal (RN) para participar das Paralimpíadas Escolares Brasileiras. Das 48 pessoas da delegação, 24 são atletas que vão competir nos jogos que serão realizados de 23 a 28.
Desde 2012 o governo de Rondônia passou a ser parceiro desse projeto que é desenvolvido pela Organização Não Governamental Rondônia Clube Paralímpico (RCP). O transporte aéreo para toda a delegação é custeado pelo estado.
O professor de educação física Silvio Carmo, idealizador do projeto em Rondônia, disse que os treinos para preparar os atletas foram intensificados e acontecem toda terça e quinta-feira, a partir das 16h30, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. O professor disse que neste ano as paralimpíadas terão 10 modalidades, mas Rondônia irá participar de quatro: natação, atletismo, bocha e tênis de mesa.
Rondônia em todas as edições em que participou das Paralimpiadas Escolares se destacou no atletismo. Lucas Rafael tem treinado para disputar nas modalidades de dardo e 400 metros rasos. O paraatleta espera unir a experiência que já teve em outras paralimpíadas com a preparação que está fazendo para a competição para trazer medalhas para Rondônia.
A fisioterapeuta Edislaine Silva, que juntamente com outros profissionais acompanha a evolução dos paraatletas no decorrer do ano, através do trabalho que é feito pela Rondônia Clube Paralímpico, agradeceu a parceria. “Antes da gestão de Confúcio Moura, nós chegamos a levar os atletas para participar das paralimpíadas de ônibus, você não tem noção do sacrifício, pois nós trabalhamos com pessoas com limitações físicas e psíquicas”, destacou.
As despesas com hospedagem e alimentação durante a competição é por conta do Comitê Paralímpico Brasileiro. Nas Paralimpíadas de 2014, realizadas em São Paulo, Rondônia conquistou 13 medalhas, das quais seis de ouro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!