Uma audiência pública ocorrida no último sábado (03) em Extrema de Rondônia, localizada a 350 km de Porto Velho, acabou movimentando autoridades e população para discutir a emancipação da Ponta do Abunã. A audiência ocorreu na quadra da Escola 13 de Maio no início da tarde e contou com a mediação de Aparecido Bispo de Oliveira, presidente da Associação Pró Emancipação de Extrema, que iniciou sua participação lamentando o fato de nenhuma autoridade política – seja municipal, estadual ou federal – ter comparecido e que a maioria não respondeu ao convite, sendo que apenas dois justificaram a ausência.
Aparecido Bispo, coordenou a audiência pública que discutiu sobre a emancipação de Extrema de RO.
Continuando sua fala, Bispo fez um breve relato da luta que a população vem travando para conseguir a emancipação e que deve continuar lutando, mesmo após dois vetos da presidenta Dilma Rosseuf.
“Se for preciso podemos encontrar outro caminhos”, ressaltou Bispo.
O diretor da Escola 13 de Maio, professor Sebastião Dias de Oliveira, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Extrema, Alzerino Martins, além Manoel “Paquinha”, representante de Nova California, Antônio Medeiros, diretor do Hospital de Extrema, Lúcia Carvalho, da comunidade de Vista Alegre do Abunã e Bernadete, da Associação das Mulheres de Extrema, tiveram participação ativa na audiência.
Todos apresentaram justificativas e defesas pela emancipação de Extrema e a criação de novos municípios. Uma das alternativas apresentadas por Aparecido Bispo é a elaboração de uma lei de iniciativa popular, momento em que ele esclareceu os procedimentos de como essa lei seria criada.
De acordo com Bispo, o primeiro passo é a redação do texto que será submetido à apreciação do Congresso; Segundo, continuou ele, é fundamental encontrar um político que abrace o projeto – dependendo da instância englobada pela ideia, recorre-se a um vereador, um deputado estadual ou federal e até mesmo um senador.
Continuando, Bispo disse que no terceiro estágio o grupo busca o formulário-padrão indispensável para o abaixo-assinado, o qual será encontrado na Câmara de Vereadores ou na Assembleia Legislativa de RO. Leis nacionais ou estaduais demandam 1% de assinaturas dos eleitores; as referentes ao município exigem 5%.
Bispo lembrou que desde a elaboração da constituição em 1988, apenas quatro Leis de iniciativa popular foram aprovadas e viraram, realmente, leis.
OUTRA FORMA
Outra maneira de continuar a luta é apoiar a PEC – Proposta de Emenda à Constituição, 143/2015, que é na realidade a devolução às Assembleias Legislativas a prerrogativa de legislar sobre divisões territoriais nos respectivos Estados.
A decisão por uma PEC, veio após o 1º Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas realizado no mês de março desde ano na Cidade de Caucaia, onde foi elaborada a Carta de Caucaia, o presidente da Associação Pró Emancipação de Extrema participou desse encontro nacional.
Naquela oportunidade, lembrou Bispo, o Deputado Federal Danilo Forte, se posicionou favorável à apresentação de uma PEC, pois em duas oportunidades foram aprovados dois Projetos de Lei, porém ambos vetados pela Presidente Dilma Rousseff.
E após um segundo encontro o Deputado Federal Danilo Forte protocolou na tarde de 22 de setembro na Câmara dos Deputados em Brasília, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), nº 143/2015 que acrescenta o artigo 18-A a Constituição Federal e fixa os procedimentos e o período para a Criação, Incorporação, Fusão, e o Desmembramento de Municípios, mais conhecida como PEC dos Emancipalistas.
Foi lembrado que não existem mais o risco de um novo veto da presidenta pelo fato de ser uma emenda à constituição e não passar pela sanção ou veto presidencial. Porém como altera a constituição, terá que ser votada por duas vezes tanto na Câmara quanto no Senado Federal.
“Não interessa o caminho o povo não desistirá da luta”, ressalto Aparecido Bispo, coordenador do movimento Pro-emancipação da Ponta do Abunã.
BINGO
Logo após o encerramento da audiência pública teve um bingo de uma moto POP 100, comprada com recursos dos participantes, que entre muita animação viram três cartelas premiadas, sendo duas de uma mesma pessoa.
Os ganhadores foram: Karen Graciote e Carlos Roberto - que mora em Vista Alegre e teve 2 cartelas premiadas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!