A implantação do processo de fluoretação das águas de consumo humano no Município de Candeias do Jamari está para virar realidade. O projeto de iniciativa da prefeitura, por meio dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o sistema de abastecimento de água da Caerd, vai sair do papel e levar mais saúde para a população.
|
Candeias tem a sua captação de águas feitas por sete poços semi artesianos profundos. Esse projeto propõe o uso do sistema de fluoretação utilizando o sistema com hidroinjetor, pois permite a variação de dosagens. O sistema vai misturar composto de flúor com hipoclorito de sódio, e proporcionar um abastecimento de água que previne e reduz a incidência de cárie dentária. “Temos altos índices de dentes cariados, perdidos ou obturados por aqui e, isso, em outras palavras, significa que nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida, levando uma água mais saudável, de boa pureza comercial e ótima solubilidade para todos os moradores do perímetro urbano da cidade”, garante o odontólogo e Secretário de Saúde Dr. Andrew de Andrade. Ele disse ainda que dados do Ministério da Saúde mostram que o atual índice é de 7,84 para cada dez pessoas, sendo que com a aplicação do flúor na água os números reduzem para 3,0, na mesma comparação.
“Esse projeto já está pronto para ser implantado, e estamos aguardando somente o fechamento formal da parceria com a Caerd, reforça Lourielson cavalcante, chefe da Divisão de Saúde Bucal. A presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Iacira Azamor, destaca que atualmente só o Município de Ariquemes possui o mesmo sistema aqui no Estado. “Candeias será mais um privilegiado, graças a iniciativa da prefeitura”, frisou.
O prefeito Francisco Sobreira, o Careca, vêm acompanhando o processo de perto e parabeniza a equipe que tem trabalhado pela a implantação desta beneficiação da água encanada. “Nosso Município está melhorando aos poucos, graças ao empenho de nossos servidores e a população que acredita que podemos sair do atual sufoco a qual a gestão está passando”, coclui o Careca, se referindo a situação em que assumiu a prefeitura, cerca de 16 meses atrás, quando ainda era vice e passou a ser o prefeito.
Fluoretação da Água
Descrição
A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal. Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia dependendo da temperatura do ar e local geográfico (faixa de 0,7 – 1,0 ppm).
Eficiência e Eficácia
A fluoretação da água apresenta uma eficiência de 14% na redução da cárie dentária em crianças.
Segurança
Em uma análise sobre a segurança e eficácia, que incluiu 59 publicações, 3 revisões sistemáticas e 3 guidelines, com exceção da fluorose, nenhum outro efeito colateral foi relatado.