Seas faz sorteio técnico para 3,1 mil candidatos a casas em residenciais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Reunidos na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), representantes governamentais, conselhos e pessoas com deficiência analisaram as regras da seleção de candidatos a casas nos Residenciais Cristal da Calama I e II, no bairro Teixeirão, em Porto Velho.
Do sorteio técnico previsto para esta terça-feira (29), no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), concorrerão 5.784 candidatos, dos quais serão selecionados 2.441 titulares e 733 suplentes, totalizando 3.174 candidatos.
Segundo a secretária de Assistência Social, Valdenice Domingos, mais de 80% das obras desses conjuntos estão concluídas. A mão de obra recrutada nos canteiros pelas empresas construtoras é formada por brasileiros e estrangeiros.
Mesmo com esse atendimento, ainda haverá demanda habitacional na Capital em torno de 2.600 famílias, conforme Solange Carvalho, do Setor de Habitação da Seas. Segundo ela, a secretaria impõe rigoroso cumprimento das cotas especiais, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Do total do sorteio desta terça-feira, pelo menos 74 vagas destinam-se a essas pessoas.
Em atendimento à Portaria nº 595/13, do Ministério das Cidades, os remanescentes entram no processo seletivo no grupo dos demais candidatos. “Com o sorteio, eles serão notificados para atualização ou cadastramento no CadÚnico e para a entrega de documentos no Banco do Brasil”, informou Solange.
A demanda habitacional em Porto Velho decorre das inscrições de 12.900 candidatos, em outubro de 2013, na Casa de Shows Talismã. Em 2014, após visitas domiciliares a mais de seis mil famílias, a Seas analisou cadastros e fez a pré-seleção.
De junho a agosto do ano passado, houve sorteio público de 2 mil titulares e 800 suplentes para o Residencial Orgulho do Madeira, formado por 4 mil unidades, das quais, 2 mil destinadas aos flagelados e desalojados pela cheia do rio Madeira. Participaram 9.738 candidatos.
Mesmo com assento à mesa das decisões, os Ministérios Públicos Federal e Estadual não enviaram representantes. “Nossos relatórios são encaminhados regularmente a esses órgãos, e até agora tudo tem transcorrido normalmente”, observou Solange Carvalho.
Já no interior do estado, a presença de representantes do MP é constante, a exemplo de Rolim de Moura, na Zona da Mata.
Na sequência do sorteio desta semana, as pessoas poderão vistoriar suas moradias, enquanto o Banco do Brasil providencia a elaboração dos contratos que garantirão a entrega das chaves.
Participaram da reunião desta segunda-feira, representantes das Casas Civil e Militar, Central de Movimentos Populares, Conselhos Estadual e Municipal de Cidades, Conselhos Estaduais de Assistência Social e do Idoso, além da Federação Estadual das Pessoas com Deficiência.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!