Jovens são capacitados ao mercado de trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de qualificar e inserir os jovens de Rondônia no mercado de trabalho, o Governo de Rondônia realiza em parceria com o Governo Federal o Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã em 12 municípios de Rondônia, com a meta de promover a qualificação profissional de dois mil jovens.
No município de São Miguel do Guaporé, o programa formou 100 jovens com idade entre 18 e 29 anos, que receberam na última sexta-feira (25) os diplomas nas áreas de administração, construção e reparos, saúde e madeira e móveis.
Adelaide Fernandes, de 27 anos, recebeu o diploma do curso técnico de administração. Morando na zona rural de São Miguel do Guaporé com o esposo e tem como fonte de renda a comercialização do café que plantam, ela já visualiza um novo futuro. “Vou aplicar o que aprendi no gerenciamento e na expansão do nosso negócio com o café”, explicou.
O casal, Cleberson e Dieizi Storch, não perdeu a oportunidade de conquistar a qualificação profissional. Cleberson fez o curso de construção e reparos, área em que atua há seis anos. “Trabalho na área da construção civil, e o curso foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho. Aprendi mais do que eu esperava, e sei que isso vai contribuir muito com o meu desempenho”, frisou.
Dieizi Storch fez o curso na área da saúde, estudando atendimento em farmácia, técnicas de enfermagem e atendimento laboratorial. Ela teve ainda a oportunidade de realizar o estágio no posto de saúde do município, onde pôde colocar em prática tudo que aprendeu. Para Dieizi, o curso profissionalizante é só o começo de um sonho. “Pretendo fazer um curso superior na área de saúde, e esse curso técnico foi só o começo para a realização de um projeto de vida”, destacou.
Para a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, o programa é uma grande oportunidade para os jovens, com menos condições financeiras, de ter acesso a cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
“O Projovem Trabalhador estimula e fomenta a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e ainda promove a visão empreendedora dos jovens”, enfatizou.
O prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira dos Santos, elogiou e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado que, segundo ele, contribui decisivamente para o desenvolvimento do município. “A qualificação profissional é a solução para diversos problemas, como mão de obra qualificada, desemprego e inserção dos jovens no mercado de trabalho”, citou.
Na região do Vale do Guaporé, pelo menos 825 jovens concluíram a qualificação profissional e recebem seus diplomas até o final do mês de outubro. Ainda de acordo com Valdenice Domingos, meta do programa é inserir pelo menos 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho dos seus municípios. “Através da Seas é realizada a articulação com as prefeituras, empresariado e associações comerciais para que o mercado local contrate os jovens qualificados”, pontuou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!