Produção de café e leite cresce 158,5% em quatro anos

Produção de café e leite cresce 158,5% em quatro anos

Produção de café e leite cresce 158,5% em quatro anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O setor produtivo rondoniense cresce significativamente a cada ano, porém, a soma das produções do café e do leite deu um salto de 158,5%, quando comparada a produção de 2011 com a de 2015. Os agentes financiadores disponibilizam mais de R$ 1 bilhão em linhas de crédito para o produtor rural investir nesta safra.

Pelos dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no pico produtivo Rondônia registrou 800 mil sacas de café colhidas, em 2011. Atualmente, a colheita chega a 1,8 mi de sacas/ano apresentando um crescimento de 125% nos últimos quatro anos. Já o leite teve aumento de 33,5%. O volume pulou de 1,9 mi litros/dia em 2011 para 2,6 milhões em 2015.

“Atribuímos esse fortalecimento do setor produtivo ao empenho do governo estadual em apoiar e incentivar o homem do campo na implantação de genéticas animal e vegetal”, disse o diretor vice-presidente da Emater, José de Arimateia da Silva, destacando a modalidade clonal para o café conilon e a inseminação bovina.

As estatísticas foram apresentadas nesta quarta-feira (23) na reunião de nivelamento de ações da Emater para 19 diretores dos escritórios que integram a regional de Ji-Paraná. O setor produtivo, por meio da agricultura familiar, se fortalece com a entrada de mais de 500 agroindústrias em pleno funcionamento no estado.

“Na região de Ji-Paraná temos 60 agroindústrias em funcionamento e outras 40 em fase final de implantação”, informou José Ribeiro da Silva Filho, assessor estratégico da regional.

CRÉDITOS

Os bancos da Amazônia, do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram na semana passada, em Ji-Paraná, que já dispõem de linhas de créditos direcionadas ao fomento do setor produtivo rondoniense.

“O montante de mais de R$ 1 bilhão está disponíveis ao homem do campo. Basta apenas que o interessado procure um dos técnicos extensionistas da Emater para elaborar o projeto na área desejada”, orientou o vice-presidente da Emater.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS