Oficinas vão estimulam o consumo do Pirarucu e Tambaqui na Portoagro

Oficinas vão estimulam o consumo do Pirarucu e Tambaqui na Portoagro

Oficinas vão estimulam o consumo do Pirarucu e Tambaqui na Portoagro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vocação agrícola de Porto Velho coloca o município entre os principais produtores de grãos e de criação de gado no Estado. Porém os números também apontam para o grande crescimento da piscicultura. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), estimam uma produção anual para Porto Velho de mais de 5 mil toneladas de peixes, o que coloca o município como o 5º maior produtor do pescado.

Estimular o consumo dos peixes produzidos em cativeiro - como o pirarucu e o tambaqui - e consequentemente a produção, é uma das propostas da 1ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro, que acontece em Porto Velho no período de 24 a 27 de setembro. Durante a feira, acontecem várias palestras voltadas ao agronegócio, oficinas que ensinam o produtor a controlar o dinheiro no campo e oficinas de gastronomia de pescado.

“Apesar do forte potencial na piscicultura, poucos são os restaurantes em Porto Velho que oferecem um cardápio com o pirarucu, por exemplo. É possível estimular esse mercado porque o produto tem em grande escala”, explica Rangel Miranda, técnico do Sebrae Rondônia que está na organização das oficinas.

O Sebrae estará trazendo para esta oficina a renomada chefe de cozinha com larga experiência em pescados da Amazônia, Cleo Resseti. A proposta da oficina é logo no primeiro dia trabalhar os cardápios e depois a prática no manuseio com os peixes para que os chefes possam desenvolver pratos dos mais simples, aos mais requintados.

A oficina do pescado vai acontecer no período de 24 a 27 de setembro no espaço Sebrae dentro da Portoagro. Nos dias 25 e 26 acontece também a oficina com o tema “Controlar Meu Dinheiro no Campo” e durante todos os dias várias palestras voltadas aos produtores rurais entre elas: “Sanidade Aquícola – Tambaqui, Pirarucu e Pintado”, “Manejo e tecnificação da atividade cafeeira – conilon”; “Nutrição e manejo de pastagem do gado leiteiro”, “Recuperação de pastagem e a morte subida da braquiária”,  entre outros temas ligados ao agronegócio e o cooperativismo no setor. As palestras também contam com apoio da Emater, Idaron, Sescoop/RO e Embrapa.

Abertura da Portoagro

A abertura oficial da feira acontece na próxima quinta-feira(24), às 10h da manhã, no parque dos Tanques em Porto Velho. A feira começa no dia 24 e continua até  domingo, dia 27. A entrada em todos os dias é gratuita. A proposta da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO) é reunir em um só local, produtos e serviços que estimulem a produção rural na região norte do estado, apresentar novas tecnologias e promover a transferência de conhecimento. Além desse intercâmbio de produtos e projetos que estão dando certo no setor, oferecer taxas diferenciadas e prazos para análise de créditos mais céleres por meio dos bancos: Brasil, Basa, Caixa Econômica, Sicoob e Banco do Povo.

A Portoagro irá aquecer a economia da região nos quatro dias.  Além das palestras e oficinas, haverá também leilão de gados, rodeio todas as noites e shows musicais. Já estão confirmadas a presença da dupla sertaneja do Mato Grosso do Sul Alex e Yvan, do cantor sertanejo romântico Léo Nascimento e da banda Versalle.

A 1ª Portoagro tem como parceiros o Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Conder, Semagric, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, Basa, Banco do Brasil, Banco do Povo, Caixa Econômica, Fetagro,  Embrapa, Associação ABCZ, Sescoop/RO, Sicoob Norte e Sinpec.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS