Novas unidades móveis do Senai vão atender o interior de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A unidade móvel do ‘Senai Sobre Rodas ‘ vai atender as cidades fora do eixo da BR
Porto Velho (RO) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está pronto para levar às comunidades onde não têm
Escola do Senai os cursos de noções básicas de manutenção preventiva e corretiva e noções básicas de metrologia para mecânico. Os cursos iniciaram dia 24 de agosto.
Neste mês, também iniciaram as aulas do curso de qualificação de manutenção mecânica de 160 alunos em duas turmas para atender as empresas. A nova carreta móvel do Senai já está atendendo os estudantes da comunidade Rita de Cássia, na Avenida Mamoré, no bairro Escola de Polícia, em Porto Velho.
A unidade móvel de manutenção mecânica é uma carreta tipo baú-escola para fins educacionais, moderna, totalmente equipada com máquinas, equipamentos e ferramentais necessários a realização dos cursos. Ela possui projetor, cadeiras e mesas para as aulas teóricas e também garante acessibilidade para cadeirantes com um mini elevador. Tem capacidade para atender 16 alunos por turma com instalações climatizadas, oferecendo toda a estrutura necessária ao curso, com bancadas de madeira e equipamentos específicos para as aulas práticas de marcenaria.
O atendimento com a Unidade Móvel iniciou dia 9 de agosto com os cursos de manutenção mecânica, noções básicas de manutenção preventiva e corretiva, e noções básicas de metrologia para mecânico em Porto Velho. Modernamente equipada, esta unidade móvel conta com lavadora de peças, guincho hidráulico girafa (guindaste), bancada modular, bancada hidráulica pneumática, kit didático de esteira, bancada didática de bomba centrífuga, bancada de transmissão de movimento, furadeira, prensa hidráulica pneumática, compressor de ar, parafuso, ferramental manual e equipamentos.
A Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) tem investido cada vez mais em tecnologia, na aquisição de equipamentos de última geração e também na capacitação dos docentes e técnicos das unidades escolares do Senai Rondônia. A unidade móvel de manutenção mecânica é uma das inovações na educação profissional que o presidente Marcelo Thomé está implementando no estado.
Com investimento que ultrapassa 5 milhões de reais, esta nova unidade móvel constituiu oportunidade de atender as cidades rondonienses onde o Senai não conta com unidades fixas. Esta escola móvel completamente equipada e com ambiente de sala de aula, vai ofertar cursos na área da mecânica.
De acordo com a diretora regional, Adir Oliveira, esta unidade é o Senai sobre rodas que vai atuar dentro do Programa Gira Senai. "Agora, poderemos sair do eixo da BR e adentrar todos os municípios que tenham indústrias de micro, médio ou pequeno porte, e atender com a manutenção de máquinas operatrizes. Creio que seja um salto de qualidade que vimos sonhando, há algum tempo, e com apoio da nova gestão da Fiero, se torna realidade" destacou Adir.
Thomé lembra que com a aquisição da nova unidade e do seu funcionamento, a Fiero e o Senai estão atendendo a um clamor antigo dos municípios que não têm unidades físicas. "E agora, com estas unidades móveis, temos condições de atender a esta solicitação. Quando as demandas estiverem atendidas em determinado município, a unidade segue para outra localidade para qualificar mais mão de obra", afirmou o presidente.
As unidades móveis de manutenção mecânica e de movelaria são carretas tipo baú para fins educacionais, modernas, totalmente equipadas com máquinas, equipamentos e os ferramentais necessários para realização de cursos. Ela possui projetor, cadeiras para as aulas teóricas e também garante acessibilidade para cadeirantes, com um mini elevador. Tem capacidade para atender 16 alunos por turma, com instalações climatizadas, oferecendo toda a estrutura necessária ao curso, com bancadas de madeira e equipamentos específicos para as aulas práticas de marcenaria.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!