Prefeitura discute educação com representes da UNIR
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todos os anos o Ministério da Educação busca analisar ofertas de cursos técnicos de nível médio e superior no país, bem como as necessidades da sociedade contemporânea, a fim de promover constantemente a atualização do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, entre outras ações que auxiliem no desenvolvimento educacional.
Com este intuito, a Prefeitura de Ariquemes na busca pela valorização da educação na região, e, também de forma a garantir a qualificação de mão de obra local, recebeu esta semana representantes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), para discutirem temas acerca da qualidade educacional da cidade, e, solicitação de ampliação do campus para a expansão dos cursos, adequação da rede física escolar, possibilitando assim, fazer parte de um pacto nacional com o MEC para trazerem mais dois cursos para o município, totalizando cinco cursos.
O Campus de Ariquemes já congrega os departamentos acadêmicos de Ciências da Educação, de Engenharia de Alimentos e o Departamento Interdisciplinar de Tecnologia e Ciências. É responsável pela coordenação das funções de ensino, pesquisa e extensão, tanto em termos de planejamento, como em termos de execução e avaliação dos seguintes cursos de graduação da UNIR: Engenharia de Alimentos e Pedagogia.
Presente na ocasião, a reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, expôs sobre a inclusão de novos cursos. " A partir dos critérios adotados pelo Ministério da Educação, assinamos uma ata de pacto com este ministério que a partir daí haverá uma avaliação do corpo docente se o mesmo sustentará a consolidação de um novo curso como vem ocorrendo no campus de Presidente Médici que conta com os departamentos de Zootecnia e Engenharia e Pesca. Ariquemes, por se tratar de uma macro região, queremos inserir o curso de Técnico em Mineração e, conforme o prefeito, qualificar os estudantes da cidade".
Entretanto, considerando a forte limitação do tamanho da área predial da Unir em Ariquemes, para a implantação de novos cursos de graduação para os próximos anos, a Prefeitura que investe inclusive na educação superior irá consolidar mais uma parceria na esfera educacional para que possa atender a demanda local.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!