Escolas e carentes recebem alimentos direto do produtor
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta última terça-feira (18), a Prefeitura de Presidente Médici/RO recebeu inúmeros produtos de dezenas de produtores da região. Por meio do
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do governo federal, a gestão municipal compra a produção dos trabalhadores rurais e faz distribuição nas escolas, hospitais e entidades carentes cadastradas no sistema.
O recebimento, a pesagem e a seleção dos alimentos entregues na Secretaria de Agricultura do município foram acompanhados pela prefeita Lurdinha do Sindicato (PT) e o secretário da pasta, Fábio Muccelin. Os gestores observaram que o funcionamento do programa garante qualidade de vida tanto aos produtores quanto aos beneficiários na cidade e no campo.
Conforme a prefeita Lurdinha, o valor pago aos produtores pelos alimentos varia entre 100% a 120 % a maior que os preços praticados no mercado. “Na prática, os produtores lucram mais porque não sofrem exploração de atravessadores e vendem a preços acima que o encontrado pelo consumidor final nos supermercados, por exemplo”, explicou.
Já o secretário municipal de agricultura enfatiza que a lista de produtores cadastrados vem aumentando e que, por isso, a secretaria está otimizando o processo de compra e paga dos produtos, com a quantia de R$ 300 mil. “No próximo ano, adiantaremos os recebimentos em cerca de três meses, e isso deverá facilitar a operacionalização do programa, para evitar interrupções às entregas”, disse.
Pelas regras do PAA, cada produtor familiar pode vender ao governo até o limite de R$ 6.500,00, sendo que, em cada família pode haver mais de um agente em produção com atividades de plantios diferentes, que podem também são absorvidas pelo programa. Em Médici, ao menos seis escolas e sete entidades carentes recebem os alimentos e os entregam, por meio de cadastro junto à gestão municipal.
Neusa Aparecida é produtora rural no Assentamento Chico Mendes III e tem renda garantida com o “cliente” certo, o PAA. A trabalhadora, além de entregar frutas e verduras fresquinhas e de qualidade, é presidente da associação de produtores da região em que mora. Ela conta que se sente feliz em participar do programa, pois além de receber bem, sabe que tudo que produz alimenta carentes e estudantes de Médici.
Em Médici, o PAA tem garantido às escolas, hospitais e entidades de carentes produtos como: alfaces, couves, cebolinhas, batatas, inhames, mandioca, abóboras entre outras verduras e legumes. Também chega da roça frutas como laranjas, banana e variedades, melancia, abacaxi, e poupas de diversas frutas, para o preparo de suco natural.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!