TRT Comunidade realiza mais de 3.500 atendimentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atender de crianças a idosos, este foi o objetivo principal da Justiça do Trabalho da 14ª Região e os mais de 20 parceiros, que prestou mais de
3.500 atendimentos durante a 7ª edição da ação "TRT14 Comunidade", realizada no sábado (15/8) pela manhã na Escola Estadual Tancredo Neves, na Zona Sul de Porto Velho.
Com a emissão de documentos, como Carteira de Trabalho, CPF, Cartão do Idoso e segundas vias de CPF, certidões de nascimento e casamento, entre outros, além de atendimentos nas áreas de saúde, direito do trabalho, consumidor e família, por uma equipe de mais de 150 pessoas, entre juízes, servidores, procuradores do trabalho, defensores, médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos das mais diversas áreas, o TRT Comunidade cumpriu mais uma edição com êxito.
Denúncias
O Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPT), entre seus atendimentos, recebeu três denúncias por discriminação no trabalho. A que chamou mais a atenção foi de um trabalhador que por ter seu nome inscrito no SPC e Serasa lhe foi negado emprego, e isso, de acordo com o denunciante lhe causa muito constrangimento e dificuldades, pois está há 8 meses desempregado, e por isso não consegue quitar suas contas no comércio. O procurador-chefe do MPT, Marcos Gomes Cutrin, ressaltou que a Procuradoria tem recebido denúncias de discriminação no ambiente de trabalho, e estes casos estão sendo objeto de formalização de processos contra empresas e empregadores que cometem esta prática, conclui Cutrin.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, entre as mais de 120 CTPS emitidas, emitiu uma CTPS para estrangeiro, foi o caso de uma empregada boliviana. A equipe do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE teve reforço com apoio de servidores do TRT que foram capacitados para atendimentos e emissão de Carteiras de Trabalho. Para o superintendente do Trabalho Luiz Gonçalves Filho, a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho em unir tantos órgãos em uma só atividade é de fundamental importância, pois facilita os atendimentos aos cidadãos em seu próprio bairro. Gonçalves ressaltou ainda, que o MTE tem aprimorado seus atendimentos nesta ações de cidadania, e para tanto garantiu que na próxima edição do TRT Comunidade as CTPS serão entregues na hora, afirmou.
Para o desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, presidente do Regional, esta atividade é muito importante não apenas para a Justiça do Trabalho, mas principalmente para o cidadão que precisa de melhor atenção e atendimentos. A proposta desta ação é a aproximação ainda maior entre o TRT e o cidadão. Cruz, ressaltou ainda a importância das entidades parceiras, sem elas o Tribunal não conseguiria realizar um evento com esta abrangência, por isso é importante deixar um agradecimento especial a todas as pessoas que colaboraram, inclusive a imprensa, com mais uma edição do TRT Comunidade, destacou Cruz.
A maioria dos atendimentos aconteceu na área da saúde, como consultas médicas, vacinação, testes rápidos de Sífilis, Hepatite, HIV, Glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, higiene bucal e distribuição de kits saúde bucal, além de cortes de cabelo, limpeza de pele e orientações psicossocial da criança e do adolescente.
O site Rondoniavivo com uma unidade móvel ofereceu os serviços de anúncios de classificados gratuitos e internet Wi-Fi livre para todos que participavam do evento na Escola.
Participaram desta edição, além da Justiça do Trabalho, os seguintes parceiros: Receita Federal, Faculdade Fimca, Faculdade Católica de Rondônia, Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, Sine/Porto Velho, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Senac, Sesc, Incra, Semusa, IEL, Instituto de Identificação da Polícia Civil/RO, Procon-RO, INSS, Detran-RO, Superintendência do Trabalho e Emprego, Tudo Aqui (ex-Shopping Cidadão), Secretaria de Estado de Ação Social/RO, site Rondoniaovivo, Vivo, Amatra14, Sindijufe, SESAU/RO e 17ª Brigada de Infantaria e Selva.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!