Inicia a Campanha de Vacinação contra Poliomielite
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite se iniciou neste sábado 15 e vai até 31 de agosto em todo o país. Segundo o Ministério
da Saúde, mais de 100 mil postos de vacinação estão em funcionamento neste sábado, "Dia D" da campanha. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.
No município de Seringueiras foi realizado nesta sexta-feira 14, uma carreata com o “Zé Gotinha” pelas ruas da cidade no intuito de chamar a atenção dos pais e responsáveis pelas crianças para a campanha de vacinação.
Neste sábado 15, em Seringueiras estão sendo aplicadas as vacinas em dois pontos, na sala de vacina do hospital municipal Joel Pereira Salgado e no Colégio Oswaldo Piana. Partir do domingo dia 16, inicia as vacinações na zona rural do município, a população deve ficar atento aos cartazes colocados em locais estratégicos tais como em comércios, postos de combustíveis, colégios rurais e com as agentes de saúde local para saber a data e local da vacinação em sua região. A meta é atingir 95% das crianças do município.
Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais estão orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo a secretaria de municipal de saúde.
Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.
Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.
Esquema da vacinação de pólio
A vacinação contra poliomielite funciona da seguinte forma: aos 2 e aos 4 meses de idade, os bebês devem tomar a vacina inativada de poliomielite (VIP), que é injetável. E aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, devem tomar a vacina oral de poliomielite (VOP), que é a gotinha distribuída durante a campanha.
Crianças que não receberam as duas primeiras doses injetáveis da vacina contra pólio não poderão receber a gotinha. Quando uma criança com calendário não iniciado, é iniciado com o cronograma adotado normalmente. Ou seja, ela vai receber a primeira vacina injetável naquele dia, a segunda dali a dois meses, e aí vai cumprindo calendário.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!