Curso de formação de agentes penitenciários é aberto

Curso de formação de agentes penitenciários é aberto

Curso de formação de agentes penitenciários é aberto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Mais 282 novos agentes penitenciários estão sendo capacitados no curso de formação básica oferecido pela Escola de Estudos e Pesquisas (Esep) para atuarem no sistema prisional de Rondônia. O curso, que terá 45 dias letivos, iniciou-se nesta segunda-feira (10), para os alunos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizado em 2010, sendo 267 homens e 15 mulheres. Eles participaram da aula inaugural no auditório da Fatec, local onde o curso será realizado, com estágio supervisionado aos finais de semana, tendo seu término previsto para o dia 06/11/2015. Os agentes, depois de formados, irão reforçar os trabalhos nas 52 unidades penitenciárias do Estado.

O secretário de estado de Justiça, Marcos Rocha, no ato representando o governador Confúcio Moura, parabenizou os futuros agentes e falou das ações que estão sendo realizadas pela secretaria, para que os servidores tenham melhores condições de trabalho. “A Sejus, com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), irá receber nos próximos meses vários equipamentos como raios-X, scanners, munições, armamentos, inclusive não letais, entre outros, mas é preciso ter profissionais bem preparados, pois acredito que a secretaria, em breve será uma das melhores do País”, pontuou.

Rocha ainda acrescentou que os agentes penitenciários precisam ter três características para ser um bom servidor e cidadão: competência, bom caráter e dedicação. “Tendo essas qualidades, vocês (alunos) terão êxito em tudo o que fizerem e vão conseguir seus objetivos na vida profissional e pessoal”.

O diretor da Esep, Cláudio Lopes, deu as boas vindas aos alunos e pediu dedicação para que todos estejam preparados no final do curso para realizar as atividades de agente penitenciário do Estado de Rondônia. “O fato de vocês terem chegado até aqui, não quer dizer que todos serão formados. É preciso ter força de vontade e estar realmente apto para desenvolver as atividades dentro das unidades prisionais. Trabalhar com reeducandos requer uma preparação específica e a escola vai cumprir com o seu papel”, disse.

Para o aluno Natan Silva, que já atuava como socioeducador, agora é uma nova oportunidade para aprimorar os conhecimentos. “Tô muito feliz. Demorou, mas finalmente vou conseguir realizar meu sonho. Sei que é diferente trabalhar com os adultos, reeducandos, mas vou me dedicar e tenho certeza que ao final do curso vou estar preparado para atuar nas unidades prisionais”.

Também compareceram ao evento Davi Inácio, gerente geral do sistema penitenciário/RO; Edimar Cavalcante, gerente regional do sistema penitenciário; o corregedor geral João Rodrigues;  além de professores e demais servidores da escola.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS