Parlamentares de Rondônia assinam carta de apoio a indígenas Cinta Larga

Parlamentares de Rondônia assinam carta de apoio a indígenas Cinta Larga

Parlamentares de Rondônia assinam carta de apoio a indígenas Cinta Larga

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MPF e grupo Clamor buscam apoio político para ajudar povo indígena. Vinte e cinco representantes políticos de Rondônia assinaram hoje, 3 de agosto, a

Carta dos Parlamentares do Brasil em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga. Idealizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo grupo Clamor (Amigos em Movimento Pelo Resgate), a carta cobra do governo federal, em especial da Funai nacional, apoio para projetos de sustentabilidade, acesso à educação, à saúde nas aldeias, entre outras coisas. O representante indígena Marcelo Cinta Larga disse que o garimpo ilegal de diamantes divide e ameaça seu povo e ressaltou que esta é uma situação que precisa de muita atenção das autoridades.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, manifestou seu apoio à carta e destacou que o desempenho do procurador da República na defesa dos indígenas Cinta Larga lembra a atuação dos irmãos Villas Boas, personalidades importantes em várias conquistas da política indigenista no Brasil. O vice-governador, Daniel Pereira, o senador Valdir Raupp, além de vários deputados federais, deputados estaduais e vereadores assinaram a carta.

O evento foi participativo, sendo que alguns parlamentares apresentaram sugestões de acréscimos ou alterações à carta. A deputada federal Marinha Raupp lembrou que é preciso ter um compromisso dos indígenas para que a implantação de políticas públicas dê certo, de modo que o garimpo ilegal seja efetivamente paralisado. O senador Valdir Raupp também disse que a extração ilegal de madeira nas reservas precisa ser combatida.

Segundo o procurador da República Reginaldo Trindade, os próximos passos já estão traçados. A partir do dia 17 de agosto, haverá uma reunião com as bancadas parlamentares para discutir ações que viabilizem melhorias para esta comunidade indígena, tais como audiências públicas com Funai, Ministérios e outros órgãos do poder Executivo Nacional.

Também ficou acertado que no dia 2 de outubro de 2015, o governo estadual e os parlamentares presentes, além de outros convidados, farão visita a algumas aldeias do povo Cinta Larga. “Nada melhor do que ver a situação de perto para ter a real dimensão do problema por que esses índios passam. Conhecer para ajudar, eis a meta”, disse o procurador.

A mesa de reunião foi composta pelo subprocurador-geral da República Moacir Guimarães Morais Filho, pelos procuradores da República Reginaldo Trindade e João Gustavo de Almeida Seixas, e pelo cacique Marcelo Cinta Larga. Confira o texto integral da Carta dos Parlamentares do Brasil em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga no endereço http://goo.gl/1BSVKV.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS