Nota da Prefeitura de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Diante da notícia veiculada de que a Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Obras (Semob) teria comprado tubos de qualidade duvidosa a custos milionários e de que os mesmos estariam sendo substituídos antes mesmo da conclusão das obras de drenagem nos bairros, a Semob esclarece que:
1- Em nenhum momento foi feita a troca de tubos em virtude da qualidade. Apenas uma tubulação foi substituída no Bairro Marcos Freire, mais precisamente na Rua Muriaé com Jacobina. Na ocasião, o tubo estava sendo instalado e antes de ser totalmente enterrado, um morador teria tentado fazer a ligação da água servida de sua residência a rede de drenagem, causando danos ao cano que precisou ser substituído. Este tipo de ligação não é permitido. A empresa fez a substituição da tubulação sem ônus para a prefeitura e as demais providências foram tomadas.
2-Em relação aos tubos expostos no Bairro Marcos Freire tratam-se de retalhos das tubulações necessários para a ligação com os pontos de vistoria (PVS) e que na fotografia apresentada na matéria, a empresa estava recolhendo os retalhos ao longo dos 4.5km de obra justamente para destinação final, tendo em vista que está incluso no valor da obra a sua limpeza.
3- No edital de licitação laudos técnicos emitidos por órgãos devidamente competentes foram solicitados para comprovação da qualidade do material comprado, sendo toda documentação averiguada e atestada antes de efetivar a aquisição.
4- Já sobre o valor mencionado superior a R$39 milhões em outra licitação para a aquisição de tubulação, trata-se na verdade de um registro de preço, onde a prefeitura visa justamente a economicidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!