DER realiza curso sobre fiscalização de obras públicas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 50 engenheiros, arquitetos e geólogos do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) do interior e Capital participaram do curso sobre Fiscalização de
![]() |
Obras Públicas, ministrado por técnicos-engenheiros do Departamento de Projetos e Obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O curso foi realizado no auditório do Ministério Público (MP) em Porto Velho, das 8h às 13h30 desta sexta-feira (26), com abordagem sobre estudos de viabilidade, liquidação da forma do pagamento, cuidados que o ordenador de despesas precisa ter e modificações admissíveis no projeto.
O diretor do Departamento de Projetos e Obras do TCE, Domingos Sávio, entende que o objetivo é aprimorar a relação entre as instituições e diminuir quantidade de eventuais erros, como falta de informações no processo. Nas palestras, o TCE demonstrou aos fiscais do DER os cuidados que eles precisam tomar, desde o início dos projetos até a fiscalização de obras.
“Também apresentamos as possíveis responsabilizações que podem ocorrer quando as fiscalizações não são realizadas corretamente”, destacou o técnico-engenheiro Margus Bilibiu.
Margus Bilibiu frisa que muitos problemas surgem ainda na fase de elaboração dos projetos, quando a ideia ainda é muito solta. “Na hora de executar o projeto não se tem as informações de seu ambiente. Aí, o que foi pensado não é possível executar. O problema, então, está na origem. O estudo anterior é imprescindível”, afirmou.
Domingos Sávio assegura que o objetivo do TCE não é punir. Disse que o órgão quer a execução das obras de forma correta. “O treinamento visa esclarecer, tirar dúvidas e trocar experiências”, ressaltou. Gerente da Coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza disse que o DER propôs o curso e de imediato o TCE se colocou à disposição do órgão. “Precisamos agir da forma correta e o Tribunal está apoiando”, declarou.
O diretor-geral do DER Lioberto Caetano participou da abertura do evento quando destacou a importância do aprendizado com o órgão fiscalizador. “O DER tem um quadro de engenheiros experientes que cuidam de inúmeras obras nos quatro cantos do Estado. Agradeço ao TCE pela disponibilidade em prestar a orientação aos nossos engenheiros que já são experientes e agregam ainda mais conhecimento”, explanou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!