DER realiza curso sobre fiscalização de obras públicas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 50 engenheiros, arquitetos e geólogos do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) do interior e Capital participaram do curso sobre Fiscalização de
Obras Públicas, ministrado por técnicos-engenheiros do Departamento de Projetos e Obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O curso foi realizado no auditório do Ministério Público (MP) em Porto Velho, das 8h às 13h30 desta sexta-feira (26), com abordagem sobre estudos de viabilidade, liquidação da forma do pagamento, cuidados que o ordenador de despesas precisa ter e modificações admissíveis no projeto.
O diretor do Departamento de Projetos e Obras do TCE, Domingos Sávio, entende que o objetivo é aprimorar a relação entre as instituições e diminuir quantidade de eventuais erros, como falta de informações no processo. Nas palestras, o TCE demonstrou aos fiscais do DER os cuidados que eles precisam tomar, desde o início dos projetos até a fiscalização de obras.
“Também apresentamos as possíveis responsabilizações que podem ocorrer quando as fiscalizações não são realizadas corretamente”, destacou o técnico-engenheiro Margus Bilibiu.
Margus Bilibiu frisa que muitos problemas surgem ainda na fase de elaboração dos projetos, quando a ideia ainda é muito solta. “Na hora de executar o projeto não se tem as informações de seu ambiente. Aí, o que foi pensado não é possível executar. O problema, então, está na origem. O estudo anterior é imprescindível”, afirmou.
Domingos Sávio assegura que o objetivo do TCE não é punir. Disse que o órgão quer a execução das obras de forma correta. “O treinamento visa esclarecer, tirar dúvidas e trocar experiências”, ressaltou. Gerente da Coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza disse que o DER propôs o curso e de imediato o TCE se colocou à disposição do órgão. “Precisamos agir da forma correta e o Tribunal está apoiando”, declarou.
O diretor-geral do DER Lioberto Caetano participou da abertura do evento quando destacou a importância do aprendizado com o órgão fiscalizador. “O DER tem um quadro de engenheiros experientes que cuidam de inúmeras obras nos quatro cantos do Estado. Agradeço ao TCE pela disponibilidade em prestar a orientação aos nossos engenheiros que já são experientes e agregam ainda mais conhecimento”, explanou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!