Prefeitura realiza limpeza no canal do Igarapé Cai N’água
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Monte Negro, através da Secretaria de Obras - SEMOSP vem realizando a limpeza do canal do Igarapé Cai N’água, durante os trabalhos que se iniciaram no dia 29/05, foram feitas a retirada de toneladas de lixo, e foi feita a abertura do canal no perímetro da Rua Samuel Lopes até a BR 421. A SEMOSP também está realizando a limpeza da sarjeta e retirada do mato do local. O canal corta o bairro Cai N’água e outros cruzando ruas de importante acesso como Av. Rondônia e a própria Avenida Carlos Drumond de Andrade até desaguar no rio São Francisco.
A secretária de obras Adriana Siqueira, pede o apoio da população para que não jogue mais lixo no local. “Estamos vendo centenas de garrafas pets, cascos de geladeira, máquinas de lavar, colchões velhos e até sofá. Vemos que diversos tipo de lixo é encontrado dentro deste canal. E isso só traz prejuízo para a população. Queremos pedir para a população se conscientizar, pois, os canais limpos trazem benefícios para os moradores”, ela também explica que o local da retirada no bairro Cai N’água é de difícil acesso para os maquinários, ocorrendo assim o atolamento da máquina, sendo necessária a retirada da mesma para manutenção, fugindo assim o cumprimento do prazo de 15 dias, “a empresa já solicitou novo prazo na qual foi atendida e assim faremos o possível para que seja concluído dentro do novo prazo”, enfatizou Adriana.
O prefeito Júnior Miotto, diz que Monte Negro possui vários canais, alguns deles cortam apenas um bairro, outros passam por diversos. A prefeitura realiza periodicamente a limpeza dos mesmos. “Este é um trabalho que a Secretaria de Obras vem fazendo em toda a cidade. Existem regiões que os moradores preservam mais, na sexta-feira (29) durante visita a área, o prefeito alertou sobre a importância de manter o canal limpo. “Temos que mudar essa atitude viciosa de jogar lixo nos igarapés e lutarmos para manter as águas limpas. “É preciso ensinar isso às gerações mais novas”, pediu o prefeito, que fazia questão de abordar cada criança que passava pelo local. Ele explicou que esse tipo de serviço é muito oneroso ao município, e por isso é necessário mudar os hábitos. “A SEMOSP vem e deixa tudo limpo sem nenhuma sujeira e logo após pouco tempo, vemos garrafas pets boiando. É como se estivéssemos enxugando gelo”, assinalou o gestor.
O prefeito também enfatiza que o projeto da canalização e construção da praça arborizada ao redor do canal já está pronto, inclusive já tem recurso previsto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!