Rondônia adere a programa de educação ambiental e agricultura familiar

Rondônia adere a programa de educação ambiental e agricultura familiar

Rondônia adere a programa de educação ambiental e agricultura familiar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é o sétimo Estado a aderir ao calendário das oficinas para discussão e aprovação de propostas regionais para inclusão no Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf) do Ministério do Meio Ambiente.

Os outros seis Estados, onde o público alvo é o produtor do setor da agricultura familiar, são Amazonas, Pará, Bahia, Tocantins, Acre, Minas Gerais e parte do interior de São Paulo. O Departamento de Educação Ambiental do MMA também já iniciou contato com outros Estados dentre os quais Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina e Pernambuco para ampliar as ações do programa.

As oficinas, iniciadas nesta terça-feira (2), no Hotel Rondon, em Porto Velho, fazem parte da Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho. Na abertura do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson Salles ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar e destacou a iniciativa e a parceria do Ministério do Meio Ambiente com o Governo do Estado e entidades não governamentais.

Em seguida, a analista do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nadja Janke, explicou que a meta é a realização de três oficinas – duas agora e uma terceira, provavelmente, em julho – para que os integrantes discutam formas de incorporar práticas de educação ambiental na agricultura familiar, elejam os integrantes do comitê gestor estadual e elaborem um plano de ação coletiva para o programa.

Rondônia, segundo Nadja Janke, tem um dos cenários mais ricos da região, por causa do processo migratório e vocação agrícola. Ela informou que o plano de ação deve ser elaborado com base na análise das realidades locais e deve priorizar a aproximação da educação ambiental com a agricultura familiar.

O plano é uma espécie de Projeto Político Pedagógico (PPP) construído com base em linhas de ações como articulação com os Estados, formação e produção de conteúdo – o MMA disponibilizará informações por meio de EAD – e apoio aos projetos que insiram a agricultura familiar em linhas de financiamento.

 

AUTONOMIA

A parceria com entidades governamentais e não governamentais que atuam na execução dessas políticas públicas, segundo Nadja, é importante que o plano auxilie os gestores a ter autonomia de atuação.

O chamado PPP começou a ser elaborado a partir de discussões intergrupais baseadas em três princípios. Um é o marco interativo em que os dois temas estão inseridos no dia a dia das comunidades.

 

O marco conceitual que avalia as referências e define onde e como alcançar o objetivo. E o marco operacional, etapa na qual são traçadas as metas e os objetivos do plano.

O evento contou com a presença de representantes do MMA, técnicos das Secretarias do Desenvolvimento Ambiental, Educação, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de entidades não governamentais como Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais/Cuniã (CPPT), Instituto Chico Mendes, Ecoporé.

Nos debates sobre o tema “De que forma a questão ambiental se insere na educação ambiental”, os grupos identificaram que a repressão, a pressão dos grandes latifundiários e o desequilíbrio dos ecossistemas são os maiores entraves para educar e conscientizar o agricultor familiar sobre seu papel num modelo de desenvolvimento sustentável.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS