Sempedec inicia novo projeto de prevenção à desastres com comunidades ribeirinhas

Sempedec inicia novo projeto de prevenção à desastres com comunidades ribeirinhas

Sempedec inicia novo projeto de prevenção à desastres com comunidades ribeirinhas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, por meio das ações da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Projetos Especiais (Sempedec), continua dando assistência a famílias atingidas neste ano com a enchente do rio Madeira. O secretário, Vicente Bessa, explicou que a Defesa Civil Municipal trabalha com vistorias prediais, monitoramento de áreas de risco, socorro e prevenção a calamidades, mas também desenvolve ações assistenciais aos atingidos por desastres. “Muitas ações assistenciais têm sido desenvolvidas pela Defesa Civil Municipal em prol das famílias que foram atingidas pela enchente deste ano. Essa enchente está registrada como a quinta maior, historicamente, e muitas pessoas ainda precisam de ajuda, principalmente por causa da contaminação dos lençóis freáticos da região”, informou.
Além dessas ações assistenciais, diretamente desenvolvidas pela Sempedec, ela também auxilia a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) na assistência a vítimas da enchente de 2014. “Temos um cronograma de ações referentes ao atendimento aos atingidos pela cheia de 2014, com a entrega de água potável e outros materiais”, explicou Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal.
As ações assistenciais aos atingidos pela enchente de 2015 são realizadas por meio de deslocamentos de equipes da Sempedec, que demandam grande logística e esforços. “Levamos materiais de limpeza e água para muitas famílias, mas junto a isso desenvolvemos outras ações referentes à educação para a prevenção a desastres. Ao longo deste ano, mais de quatro mil famílias deverão receber a assistência da Sempedec. Em cada uma dessas visitas deslocamos uma equipe de mais de quinze pessoas, além dos parceiros que sempre nos ajudam, como a Secretaria Municipal de Saúde, Semas e outras mais”, disse o secretário.
Na quarta-feira (20), a comunidade visitada foi São Sebastião e regiões próximas. Sessenta e três famílias, o que equivale a mais de duzentas pessoas, foram atendidas assistencialmente. “Fizemos a entrega dos kits de higiene, que incluem pasta de dente, toalhas, vassouras, panos, fraudas descartáveis e muitos outros produtos, além da água potável, que sempre é entregue. Também realizamos trabalhos educativos, com o sentido de prevenção a desastres. Chegamos às oito horas, com uma equipe de quinze membros, caminhão carregado de materiais e quatro viaturas, e retornamos às dezoito horas”, esclareceu Marcelo Santos.
Além desses serviços, a Sempedec vai iniciar no próximo sábado (23), nas comunidades de Maravilha e Niterói, um novo projeto. “A Caravana da Cidadania - Defesa Civil na Prevenção e Sensibilização Junto às Comunidades, traz como novidade um maior envolvimento de outros segmentos do poder público municipal e da sociedade civil organizada nas ações de assistência, prevenção e sensibilização das comunidades. Contaremos com uma maior pareceria com a Semusa, Semas, Senac e outros entes. Serão desenvolvidas ações educacionais, corte de cabelo, visitas às escolas e muitas outras iniciativas. Queremos também sensibilizar mais as pessoas a agirem preventivamente, saindo das áreas de risco assim que virem possibilidades de desastres. Só com esse tipo de prevenção poderemos evitar muitos problemas. Os trabalhos serão iniciados às oito horas e vão seguir até as quinze horas. Muitos profissionais estarão envolvidos. Esperamos realizar um grande serviço ao município e às pessoas mais vulneráveis a desastres nessas áreas de riscos”, concluiu o secretário.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS