Visando fazer frente aos principais crimes praticados na faixa de fronteira de Rondônia, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou nessa segunda-feira (18), por meio da Gerência Especializada em Segurança de Fronteiras (Gesfron), a abertura da 30ª edição do Curso de Unidade Especializadas de Fronteira Nível Operador, em Colorado do Oeste.
O curso terá duração de 10 dias, com término previsto para o próximo dia 27. Participam 40 policiais militares, civis e bombeiros dos municípios de Vilhena, Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Cabixi, Nova Califórnia e Campo Novo.
De acordo com André Glarnet, gerente de Fronteira, serão ministradas disciplinas de investigação criminal, técnicas de entrevista, procedimentos frente a ocorrências transfronteiriças, identificação de explosivos, identificação de drogas, técnicas de imobilização e condução, APH tático, natação utilitária, patrulha, princípios de sobrevivências, georreferenciamento, identificação de fraudes e busca veicular, tiro policial, direção policial e policiamento embarcado.
André Glarnet ressaltou que a preocupação da Sesdec é treinar esses policiais para que a atuação seja eficiente e segura. “Equipamentos, mobiliários, armamentos e viaturas já foram entregues. A capacitação agora vem pra somar”, disse.