Programa de Credito Fundiário realiza sorteios de lotes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Unidade Técnica (UTE), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), executora em Rondônia do Programa de Nacional de Credito
Fundiário (PNCF), realizou no sábado (16) e domingo (17), sorteio dos lotes a serem adquiridos pelas famílias beneficiadas pelo programa, no município de Candeias do Jamari.
Ao todo serão 157 famílias, organizadas em quatro associações, a serem beneficiadas pelo Programa em uma área de 1.577 hectares. A operação envolve um total de R$ 22 milhões entre aquisição de terra, construção de moradia e realização de infraestrutura básica, comunitária e produtivas. A área será distribuída entre as quatro associações proponentes, Associação Rancho Alegre, Associação Colonial, Associação Renascer e Associação Nova Esperança.
Os projetos a serem desenvolvidos pela comunidade estão voltados para horticultura, bovinocultura leiteira, fruticultura (abacaxi, banana, melancia, limão) e integração com sistemas agroflorestais com cacau. O programa garante até cinco anos de assistência técnica para auxiliar e acompanhar os projetos implementados.
Segundo o coordenador da unidade técnica do estado, Marcos Rodrigo Gomes da Silva, a área negociada pelas famílias tem boa distribuição hídrica apresentando área de reserva legal consolidada e demarcada e solo adequado para implantação dos projetos. “Além da área apresentar solo bom, a propriedade tem boa localização referente ao município de Candeias do Jamari, tornando viável a escoação e venda dos produtos a serem produzidos pelos colonos.”
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. De 2011 a 2014 foram investidos mais 18 milhões de reais pelo governo Federal em parceria com o Governo do Estado.
O programa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, executado pela Unidade Técnica Estadual UTE, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, (Seagri).
Para Mary Braganhol, secretária-adjunta da Seagri, o programa é uma ação do governo federal em parceria com o Governo do Estado que tem dado certo, “pois, além da terra o produtor tem assistência técnica e acesso ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante renda e qualidade de vida as famílias no campo”, destaca Mary.
Miguel Franco das Neves é beneficiário do PNCF. Seu sitio fica na linha Marta Regina, chácara 8, quilômetro 8, no Assentamento Beira Rio, em Pimenta Bueno. Na propriedade há uma produção de hortaliças diversificada como cebolinha de folha verde, salsicha, coentro, milho verde e batata doce. Além das Hortaliças produz abacaxi, leite e peixe.
Castorina Grande das Neves, esposa dd Miguel, conta que tem uns cinco anos que trabalham com cheiro verde. “Entregávamos na Conab, hoje entregamos no PAA. Também aprendi o ofício da pintura, faço os tamanhos de panos para cozinha, capa de botijão de gás, guardanapo, capa de geladeira e ajudo o Miguel na amarração das folhas que são entregues na cidade.” fala entusiasmada Castorina.
“Com o credito fundiário consegui voltar para o campo, e está dando certo, estou terminando de pagar o carro e pretendo comprar um carro maior para transportar os produtos e insumos. Tenho uma moto para realizar entregas menos e mais rápida e um micro trator para lida na lavoura.” enfatiza Miguel.
O programa já entregou propriedades nos municípios de Alvorada do Oeste, Ariquemes, Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Theobroma, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, São Felipe do Oeste, Novo Horizonte, Castanheiras, Cabixi e Colorado do Oeste.
“É muito gratificante quando ouvimos a história de um trabalhador rural que adquiriu sua área e dela tira o sustento da família e a rentabilidade na atividade. O programa é uma das prioridades do Governo do Estado dentro da Seagri, junto com o programa de regularização fundiária. Queremos e temos condições de ter um número maior de famílias contempladas pelo programa”, destacou Evandro Padovani, secretário Seagri.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!