Estado e município assinam convênio para reduzir acidentes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governo de Rondônia e o município de Porto Velho firmaram convênio para implantar um Plano de Sinalização de Trânsito no entorno de escolas da capital. O
projeto é um avanço nas ações voltadas para reduzir acidentes e fortalecer a cultura da paz nas ruas. O projeto foi apresentado, nesta segunda-feira (18), ao governador Confúcio Moura, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O plano custará cerca de R$ 5,5 milhões, que serão gastos com faixas de pedestres, faixas elevadas e semáforos, inclusive com botoeiras, que são os equipamentos que permitem ao pedestre acionar quando for cruzar a via com segurança. Os recursos são do estado, através do Detran. A execução compete à Prefeitura.
As intervenções serão feitas em frente às escolas e no entorno delas. O objetivo é fazer com que a sinalização indique com antecedência ao motorista que naquele ambiente circulam estudantes. Para o governador Confúcio Moura, a economia de vidas é o fator motivador da iniciativa. Como médico, ele disse que todo acidente, por menor que seja, traz algum prejuízo para a vítima.
Ele também comemorou os números expressivos da redução de acidentes com vítimas obtidos a partir do início da Operação Lei Seca. Juntamente com outras iniciativas, este tipo de fiscalização serviu para tirar a capital da liderança neste tipo de ocorrência. Atualmente, Porto Velho ocupa o 22º lugar neste ranking.
O prefeito da capital, Mauro Nazif, afirmou que é grato ao governo de Rondônia pelas parcerias firmadas para melhorar o trânsito e propôs a criação de uma sala de situação para tratar dos problemas desta área. Segundo ele, estado e município atuaram juntos na enchente histórica de 2014, que chegou ao final sem nenhuma epidemia ou morte relacionada ao fenômeno.
PRIORIDADE
A educação no trânsito é uma prioridade do governador Confúcio, segundo o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque. “Rondônia tem conquistado avanços neste campo. Continuamos trabalhando para que a cultura do respeito à vida prevaleça”, afirmou.
Técnicos do Detran e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) apresentaram a situação do tráfego e dos acidentes na capital, mostrando que a frota segue em crescimento. Atualmente, a média é de um veículo a cada duas pessoas, média superior à nacional. Mostraram ainda que a inadimplência ainda é grande e que as estatísticas indicam onde devem ocorrer as intervenções prioritárias.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!