Técnicas para colher depoimentos de crianças vítimas de abuso sexual são temas de curso

Técnicas para colher depoimentos de crianças vítimas de abuso sexual são temas de curso

Técnicas para colher depoimentos de crianças vítimas de abuso sexual são temas de curso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em alusão ao “Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - 18 de maio”, o Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF),realizou nesta quinta-feira, dia 14 de maio, um curso sobre Oitiva de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual para Promotores, Juízes da Infância e integrantes da rede de proteção a criança e ao adolescente.
O evento foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; pelo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho – que toma posse como Procurador-Geral de Justiça do MPRO nesta sexta-feira, pela Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-INF), Promotora de Justiça Karine Ribeiro Castro Stellato e pelo juiz da Infância, Fabiano Perguraro.
O curso foi ministrado pela doutora em Psicologia Luiziana Souto Schaefer, perita do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e autora da tese em doutorado intitulada “Indicadores psicológicos e comportamentais na perícia de crianças com suspeita de abuso sexual”. Segundo a psicóloga, o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul realiza cerca de mil perícias por ano em relação a violência doméstica e contra a criança e adolescente, e 90% delas se referem a abuso sexual contra criança e adolescente.
No curso, a psicóloga fez uma abordagem sobre a Violência: histórico, tipologias e epidemiologia; Fatores de risco da violência e apresentou algumas técnicas da entrevista de crianças e adolescente vítimas de abuso sexual, o estabelecimento da relação com o entrevistado, tipos de perguntas, práticas adequadas e inapropriadas na abordagem das vítimas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS