A partir do próximo dia 08 de maio, o atendimento médico municipal de Presidente Médici/RO contará com mais um importante reforço.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A partir do próximo dia 08 de maio, o atendimento médico municipal de Presidente Médici/RO contará com mais um importante reforço. Com a chegada de um cardiologista, a
prefeitura passa a ofertar seis especialidades médicas, seis médicos em atenção básica e quatro clínicos gerais. Os investimentos em especialistas visam agilizar consultas que demandavam gasto de tempo e recursos em transporte de pacientes a Ji-Paraná e Porto Velho, que já estão sobrecarregados.
A secretária municipal de saúde, Larissa Ramalho, observa que o acesso a médicos especialistas também faz parte da sistematização da oferta de saúde à população pela administração de Médici. Segundo a gestora, além de atrair os profissionais, a prefeitura vem dando condições em estrutura física nas unidades de saúde e ampliou o tempo em que estas permanecem abertas na cidade, distritos, vilas e zona rural.
A vinda de um cardiologista também deve combater um alarmante índice constatado pela Semusa. É que, as análises gráficas da secretaria referentes aos últimos anos apontam maior incidência de mortalidade em Médici na faixa etária entre 39 a 80 anos em razão das doenças que acometem o aparelho circulatório. “Com esse novo atendimento, daremos um acompanhamento melhor aos pacientes, sem que tenham de sair da cidade”, disse.
O custeio da área da saúde pelo Município de Médici está acima do exigido por Lei, segundo a prefeita Lurdinha do Sindicato (PT). Em 2014, o governo municipal empregou mais de R$ 5,2 milhões no setor, o que corresponde a 20,98% da recita enquanto que a legislação obriga a aplicação de 15%. Contudo, conforme salienta a administradora, as demandas são extensas e requerem a disponibilidade de inúmeros serviços para prestar os atendimentos que a comunidade precisa.
De acordo com a prefeita Lurdinha, atualmente o Município dispõe das especialidades de Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Dermatologia, Geriatria e Ortopedia. “Estamos cada vez mais próximos da população com sete equipes de Saúde da Família, que percorrem as linhas rurais e cidadelas com seis médicos, enfermeiros e vários técnicos. Os atendimentos também podem ser acessados na Unidade Mista e Unidades Básicas de Saúde instaladas nas zonas urbana e rural”, resume a gestora.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!