O Grupo César Energia, do empresário e prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, inaugurou nessa quinta-feira (16) a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) César Filho Energia, em Chupinguaia, com capacidade para gerar 8 mil watts de energia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Grupo César Energia, do empresário e prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, inaugurou nessa quinta-feira (16) a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) César Filho
Energia, em Chupinguaia, com capacidade para gerar 8 mil watts de energia. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Confúcio Moura.
O empresário César Cassol disse que a Usina César Filho tem duas turbinas, que irão gerar 8 mil watts de energia. Essa PCH é interligada com outra usina do grupo, a Primavera, que foi repotencializada, passando de 18 mil para 20 mil watts a produção. Em breve a capacidade de geração será de 25,5 mil watts. O empresário explicou que toda energia gerada vai para Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia; e depois para o linhão que transporta para o sistema nacional e abastece o estado de Rondônia e o restante do País.
Segundo César Cassol, parte da energia produzida pelo grupo é vendida para a Eletrobras Rondônia e o restante é comercializada no mercado livre do Brasil. “Nossas usinas são interligadas ao sistema nacional. Estamos produzindo a energia que o Brasil precisa” destacou o empresário.
“Fiz questão de prestigiar a inauguração da Usina César Filho, do Grupo César Energia. Quero parabenizar o empresário e sua família pela ousadia e o pioneirismo de ser produtor de energia elétrica para o Brasil”, disse o governador, lembrando que o país está em crise por falta de energia e o empresário César Cassol está dando sua contribuição com essa central hidrelétrica.
Confúcio Moura também falou da importância do empreendimento para Rondônia. “A PCH gera empregos, impostos e movimenta a economia do estado. O governo tem que estar ao lado dessas pessoas que promovem o desenvolvimento. Estou aqui para apoiar essa iniciativa”, afirmou.
USINA DE CALCÁRIO
Após a inauguração da PCH, o governador e comitiva foram com o empresário César Cassol para o município de Parecis, onde está sendo construída a Usina de Calcário do Grupo César. Confúcio Moura visitou as jazidas e viu de perto a grande quantidade de rocha que será transformada em calcário para ser usado na correção do solo e aumentar a produção do estado.
Confúcio Moura disse que Rondônia precisa de um milhão de toneladas de calcário por ano; a usina do estado, administrada pela Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) irá produzir cerca de 500 mil toneladas para atender aos pequenos produtores, enquanto a usina de César Cassol irá atender aos grandes produtores. “Assim, uma complementa a outra”, ponderou o governador.
Segundo César Cassol, a usina de calcário deverá ser inaugurada até o final do mês de maio; e irá funcionar em três turnos, produzindo três mil toneladas de calcário por dia.
Acompanharam o governador, os deputados Luizinho Goebel e Só na Bença; além do secretário Chefe da Casa Militar, major Maurício Gualberto; e autoridades da região.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!