PM presta homenagem a Tiradentes em solenidade no Palácio das Artes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para marcar o dia do patrono das Polícias Militares, Tiradentes, o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) realizará solenidade, na
segunda-feira (20), a partir das 18h, em frente ao Palácio das Artes, quando serão concedidas 88 promoções entre oficiais e praças; e entregues diplomas a policiais e autoridades.
Na oportunidade, serão lidos os 88 atos de promoção de policiais militares, bem como, entregues títulos de Amigos da Polícia Militar a personalidades que prestaram relevantes serviços à corporação; e entregues medalhas aos policiais militares que completaram 30 anos de serviço na PMRO.
A solenidade, segundo o comandante geral da PM, coronel Fernando Luis Brum Prettz, marcará os 39 anos de criação da Polícia Militar em Rondônia; e o início das festividades dos 40 anos que serão comemorado em 26 de novembro.
O coronel destacou, que neste ano os policiais militares do estado comemoram a conquista com a aprovação da Lei 3.513, de 3 de fevereiro, que criou a nova tabela de soldos e reorganização salarial.
Conforme o tenente-coronel Fábio de Carvalho Souza, membro da comissão que trabalhou para a criação e aprovação da proposta, essa foi uma grande conquista, pois colocou os salários dos militares de Rondônia entre os 10 melhores do País.
Somente com os soldados, segundo Fábio Souza, o soldo acrescido dos auxílios alimentação, fardamento e saúde os colocou em 5º lugar no ranking nacional, atrás apenas dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Distrito Federal; em 1º lugar na região Norte; e equiparou ao salário da Polícia Civil.
Ele lembrou que com a nova lei foi extinta a Gratificação por Serviço Voluntário (o que para os civis equivale às horas extras) que era paga ao militar que prestava serviço no período de folga. “Agora, o valor foi incorporado ao soldo e a folga passou a ser respeitada integralmente”, complementou o tenente-coronel.
“Até a aprovação dessa lei, o acréscimo por promoções era pequeno, o que acabava por defasar os salários em comparação à média nacional. Agora, de soldado a 2º tenente o ranking é entre os 10 melhores; e de 1º tenente a coronel é entre o 11º e 13º melhores salários do País”, explicou Fábio Souza.
O tenente-coronel ressaltou, que este resultado foi construído e conquistado pelo trabalho de uma comissão interna formada por vários policiais militares, que realizaram estudos das remunerações das Polícias Militares em todo o País, fazendo o comparativo com a Polícia Civil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!