Agentes da Gerência Municipal de Trânsito (Gemtran) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizam desde a última segunda-feira (13), em frente as escolas Olga Dellaia e Capitão Silvio de Farias, uma campanha de conscientização, referente ao uso da faixa de pedestres.
O objetivo é conscientizar, principalmente pais e estudantes a atravessarem a rua usando a faixa de pedestres. Além de orientar condutores de veículos para que diminuam a velocidade em local próximo a escola e a pararem antes da faixa, quando avistarem algum pedestre.
De acordo com o gerente de trânsito do município, Neir de Carvalho, a intenção é estender a campanha para outros colégios. “Esse dois locais foram escolhidos para começar, porque são onde têm mais movimentos”, explicou.
Segundo o educador de trânsito do Detran, Everaldo Santos, com a ação, já é possível notar uma diferença especialmente com relação aos pais, que tem mais atenção ao levar e buscar seus filhos na escola. ”Sabemos que conscientizar as pessoas a obedecerem às leis de transito não é uma tarefa fácil, porque tem gente que não aceita ser orientado, mas estamos treinados e é uma questão de tempo. A nossa intenção não é multar as pessoas, mas fazer com eles sejam conscientes e nos ajudem a construir um trânsito seguro para todos”, ressaltou.
Disse ainda que o trabalho será continuo e sugeriu que diretores escolares que ao perceberem a necessidade os procurem. “É só encaminhar um oficio solicitando que estamos prontos para atender”, frisou.
Para a mãe de uma aluna da escola Olga Delaia, a ação facilita e oferece maior segurança na travessia dos alunos. “Os motoristas não respeitam a faixa de pedestre e até nós adultos temos medo de atravessar, bom seria, se os fiscais de trânsito estivessem aqui sempre”, disse.
O cidadão Géder da Costa, nos conta que o trabalho melhorou e ajudou a organizar a entrada e saída dos alunos, segundo ele, na hora que as crianças saem, muitos motoristas não respeitam o quebra-molas próximo do local e não esperam os estudantes atravessarem a faixa. “Com esse trabalho, eles controlam o tempo, dando espaço para pedestres e condutores e isso ajuda bastante”, destacou Géder.
O servidor da escola Olga Dellaia, Douglas Silva, que trabalha no portão, controlando a entrada e saída dos estudantes há três anos, está gostando do trabalho. “Se eles pudessem fazer isso sempre seria ótimo”, disse ele, atento as orientações dos agentes de trânsito.
A campanha segue até a próxima sexta-feira (17).