Servidores da Caerd participam de curso de aferição de hidrômetros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Servidores de campo da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd) passaram esta quinta-feira (6) no treinamento dos novos equipamentos que a companhia adquiriu para aferição de hidrômetros. A capacitação aconteceu na oficina de hidrômetros, localiza na Estação de Tratamento, na Estrada de Santo Antonio, em Porto Velho.
As bancadas de ensaio fixas e móveis foram adquiridas da empresa Digito, que obteve o contrato após ter vencido o certame licitatório. Elas custaram pouco mais de R$ 20.290,00. João Gustavo Ferreira Júnior, diretor da empresa, também é o responsável pelo curso de capacitação. Segundo ele, os operadores da Caerd estão recebendo o treinamento prático sobre regulamentações e normas dos hidrômetros utilizados pela companhia. Eles passaram o dia nas bancadas de ensaio examinando hidrômetros para avaliar se estão aferindo corretamente o consumo de água.
De acordo com o gerente de Operações, Edno Lopes, todos hidrômetros comprados peIa companhia já chegam montados e aferidos, mas o conhecimento dos trabalhadores é importante até para atender a questionamentos de clientes. “Muitas vezes as pessoas querem saber como a Caerd faz pra analisar a leitura dos hidrômetros e eles estão capacitados para responder melhor a partir de agora”.
Quando há aumento de consumo de água, em geral, o cliente reclama junto a Caerd. A empresa faz um levantamento de campo, verificando a presença de vazamento nas redes interna e externa , desperdício nas torneiras, banheiros, aumento no número de consumidores no período, entre outros detalhes. Corrigidos os problemas ou na não existência destes e persistindo o consumo acima do esperado, o hidrômetro é retirado do imóvel e levado ao laboratório para os devidos testes. Neste momento de aferição, caso haja alguma incorreção no equipamento, o mesmo será detectado na bancada de ensaio, quando o operador vai executar uma série de aferições. Dez trabalhadores passaram pelo treinamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!