O município conta com agricultores comprometidos e dispostos a fazer agro economia local...
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Costa Marques, localizado às margens do rio Guaporé, em uma área de transição entre floresta amazônica, o pantanal e o cerrado é uma das regiões de maior potencialidade para o
As políticas de governo, através do fomento oferecido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), e o trabalho que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) vem fazendo naquela localidade têm contribuído para que o sonho dos que ali vivem se torne realidade.
Na busca de maior fortalecimento e informações sobre essas atividades, os vereadores Ney Mendes de Souza (Ney do Fórum), Mauro Sérgio Costa (Maurinho) e Sérgio Pereira da Silva (professor Serginho), de Costa Marques, visitaram nesta quarta-feira (25) o escritório central da Emater-RO, em Porto Velho. Acompanhados do chefe de gabinete da Prefeitura, Andrea Alves, os vereadores reuniram-se com o diretor-presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado e com o diretor técnico e de planejamento, Marcio André Milani.
O presidente falou dos investimentos que o governo estadual vem direcionando para aquela região, através dos projetos executados pela Emater, em especial das atividades de piscicultura e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vêm ajudando os agricultores a vender a sua produção. A distância é um fator preponderante que poder trazer dificuldades na hora de comercializar a produção e o PAA tem garantido antecipadamente a venda produção.
Credito Rural
O diretor técnico e de planejamento da Emater, Márcio Milani, salientou a importância do incentivo do crédito para o fortalecimento agrícola da região. Segundo o diretor de planejamento, as linhas de crédito oferecidas através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são muito importantes para que os agricultores possam investir mais em suas propriedades e melhorar sua produção e sua qualidade de vida. Milani citou ainda, como exemplo, a diversidade das linhas oferecidas, como o Pronaf Jovem, que incentiva o investimento do jovem no campo, o Pronaf Mulher, que contribui muito para o aumento da renda familiar e todas as outras linhas que visam não somente fortalecer a infraestrutura como possibilitar maiores investimentos na propriedade.
Na oportunidade os representantes de Costa Marques solicitaram ao presidente Luiz Gomes o fortalecimento da equipe local para atender a demanda existente na região. Segundo Gomes, este ano três extensionistas já foram remanejados para lá visando ampliar as atividades de assistência técnica e extensão rural e a ideia é, sempre que possível, reforçar as equipes para oferecer cada vez mais um serviço de qualidade.
Por fim os vereadores disseram contar com o apoio da Emater para o fortalecimento da agricultura na região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!