Encontro vai discutir inserção de pessoas com epilepsia no mercado de trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A inserção das pessoas com epilepsia no mercado de trabalho e o uso do canabidiol para tratamento das Epilepsias Refratárias serão temas de debate no XIII Encontro Nacional de Epilepsia
![]() |
A sessão solene de abertura do encontro será às 8 horas. Pela manhã, o tema do debate será “O uso do canabidiol para tratamento de Epilepsias Refratárias”, com uma mesa redonda coordenada pelo Médico Neurologista Sérgio da Costa Morais e pela secretária da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe), enfermeira Isilda Sueli Andreolli Mira de Assumpção.
No período da tarde, o tema será “Epilepsia e Mercado de Trabalho”, cuja mesa redonda será coordenada pelo Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonsêca, do Ministério Público do Estado de Rondônia e a secretária da Epibrasil, Rosária Novais. Durante a mesa redonda, será feito um relato da experiência da Epibrasil com o Senai/Fiesp/Senai/FIEMG para inserção de pessoas com Epilepsia no mercado de trabalho.
O evento faz parte do projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade”, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a epilepsia, esclarecendo a população sobre o que é a doença, suas formas de manifestação e tratamento. Outro ponto central da iniciativa é o combate ao estigma e preconceito de que são vítimas as pessoas com epilepsia.
O evento marca ainda a passagem do dia do Movimento Mundial Purple Day – Dia do Roxo em favor das pessoas com Epilepsia, comemorado no dia 26 de março. Em 2009, a Fundação Anita Kaufmann (AKF), sediada em Nova York, e a Associação de Epilepsia da Nova Scotia (EANS) uniram forças para lançar o Dia Roxo internacionalmente. Os esforços combinados de AKF e EANS levaram ao envolvimento de numerosas organizações, escolas, empresas, políticos e celebridades de todo o mundo. Em 26 de março de 2009, mais de 100 mil estudantes, 95 locais de trabalho e 116 políticos participaram do Dia Roxo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!