Veículos quebrados, atolados e abandonados na beira da estrada já se tornaram parte do cenário.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Linha-05 é uma importante via que faz ligação de quase uma dezena de comunidades com a sede do munícipio, no entanto, com o início do período chuvoso, as condições de tráfego por essa via ficam difíceis para os milhares de moradores que precisam dela.
Essa estrada é a espinha dorsal para o escoamento da produção de várias comunidades que produzem (madeira, minério, leite, grãos entre outros produtos) e que passam pela Linha-05 para chegarem à cidade. A manutenção por parte da Semosp quase sempre é feita de maneira paliativa (quase sempre com uma simples operação tapa buracos) que resolve o problema até a próxima chuva quando então começa tudo de novo.
Com mais de 50 km de extensão, a Linha-05 possui um traçado atípico com um relevo bastante acidentado o que dificulta a sua manutenção. Como no período de estiagem não foi feito um trabalho a contento de recuperação, com a chegada do inverno as coisas desandaram de vez. Trafegar por alguns dos morros tem se tornado uma verdadeira aventura que exige habilidade, cautela e muita paciência para ultrapassar os obstáculos em forma de buracos, pedras e outros desafios que se multiplicam ao longo do trecho.
Veículos quebrados, atolados e abandonados na beira da estrada já se tornaram parte do cenário.
Em vários trechos, a dificuldade de trafegar é muito grande, até as motocicletas sofrem com a buraqueira. Como nesse período se torna inviável a execução de um trabalho mais extensivo para a recuperação da estrada, fica uma indagação dos populares, que se perguntam por que a recuperação da estrada não foi feia durante o período de estiagem.
Se isto fosse feito, agora seria necessário recuperar apenas pequenos problemas que surgem com a chuva (queda de pontes, atoleiros localizados entre outros) e assim manter essa importante via em condições de atender a demanda dos usuários.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!