Rondônia enfrenta exploração sexual de crianças e adolescentes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a proximidade do período carnavalesco, a Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fhemeron e a Rede Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lançaram as campanhas Não Desvie o Olhar, denuncie, disque 100, contra exploração sexual de crianças e adolescentes e Dê um pulo no Hemocentro doe sangue no carnaval.
“No carnaval aumentam os riscos de violência contra esse público”, observou o secretário Marcio Félix. Segundo ele, a campanha feita pelo governo alerta a sociedade para cuidados com crianças e adolescentes, preservando e garantindo seus direitos. “Divulgando o disque 100, viabilizamos o canal de denúncias para este tipo de violência”, enfatizou.
Cronograma de ações de conscientização e divulgação está sendo executado pelos organizadores das campanhas. Dentre as ações, foi realizado no último domingo (25) no Espaço Alternativo, o ato de divulgação das duas campanhas com entrega de materiais e informações dos canais de denúncia e para a doação de sangue.
Apoio da Banda
A coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, Denise Campos, afirma atribui à campanha importante ferramenta de mobilização para chamar a atenção da necessidade de proteger crianças e adolescentes mais vulneráveis no período da folia. “Temos reforçado o disque 100 e conscientizado a sociedade para denunciar qualquer tipo de violência”, frisou.
Denise Campos, coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos
As campanhas contam ainda com a parceria da Banda do Vai Quem Quer, o maior e mais antigo bloco de rua de Porto Velho. No dia do desfile, a banda espera levar cerca de cem mil pessoas às ruas da Capital.
“A Banda é um bloco comprometido com as causas sociais. Estamos juntos com o governo do Estado e a Rede Municipal de Enfrentamento, mobilizando a sociedade para a importância de doar sangue e proteger crianças e adolescentes”, declarou a presidente da Sicília Andrade, Siça.
Comunidades ribeirinhas
Começou segunda-feira (26) outra mobilização de apoio à operação Carnaval Disque 100, pelo fim da violência. O barco da Seas percorre as comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira no trabalho de conscientização da população sobre a incidência dessas práticas em Rondônia.
Diversos representantes dos poderes públicos participam da operação, ensinando ribeirinhos a respeito das maneiras como podem denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes. A equipe é formada por profissionais do governo estadual: servidores da Seas, Sepaz, Decom, Fhemeron e por integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!