COE completa 32 anos de criação

COE completa 32 anos de criação

COE completa 32 anos de criação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na sexta-feira, 19 de dezembro de 2014, às 8 horas,  a COE - Companhia de Operações Especiais realizou formatura geral em sua sede na Avenida Jatuarana, em Porto Velho,  para comemorar os 32 anos de criação da Unidade Militar.

A COE é oriunda da Companhia de Polícia de Choque, criada em 7 de dezembro de 1982, pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira. Tinha a missão de combater a guerrilha urbana e rural. Passou a denominação de Companhia de Operações Especiais em 14 de abril de 1987, devido a necessidade de ampliar o campo de atuação da tropa de valor operacional especial.

ara o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Fernando Luis Brum  Prettz (c) a tropa da COE, apesar de nova,  ética,  disciplinada e com os valores que são os sustentáculos das Corporações Militares;  a hierarquia e disciplina.Ao major PM Alexandre, o comandante geral  disse que a COE almeja um passo maior, transformar de Companhia  a Batalhão “vamos analisar e buscar o crescimento da Companhia de Operações Especiais”. Acredito disse ele,  que uma tropa de pronto emprego, altamente adestrada, preparada, treinada para  missões de alto risco precisa cada  vez mais aprimorar e aumentar o efetivo.

Dentre as várias missões da COE, destaca-se a ocorrência que ganhou repercussão nacional quando do resgate de Ana Clara Abranches, de 2 anos que ficou perdida por cinco dias na Zona Rural do município de Ariquemes. Todos os recursos do Estado tinham sido empregados. Faltava a COE que com policiais militares treinados e preparados para a missão, em 45 minutos de buscas a equipe do sargento PM Serverino Barros do Nascimento encontrou  com vida a pequena criança que hoje está com oito anos. A COE não é só um grupo de especialização e sim toda a tropa é um todo, seja qual for a função que o guerreiro esteja desempenhando.

Estatística

Ao final de seu discurso,  o coronel PM Prettz anunciou os números de ocorrências atendidas este ano pela Polícia Militar em todo Estado de Rondônia. Até o mês de  outubro de 2014, a PM que está presente em 82 localidades do Estado, registrou 1.7158 ocorrências na capital e 37.057 nos demais municípios. Recapturou na capital 363 foragidos, nos demais municípios 441. Apreendeu 242 armas de fogo em Porto Velho e 515 no interior. Foram recuperados 343 veículos na capital e 1.033 no interior.

COE

Comandada pelo major PM Fábio Alexandre,  a Companhia é considerada uma das mais conceituadas tropas em nível nacional, pela sua conduta pautada na ética e na doutrina, que regem as ações operacionais. A Unidade Militar possui em seu quadro operacional policiais militares qualificados em ações operacionais de choque, ações táticas, operações com cães,  patrulhamento tático móvel, tiro policial de precisão,  ações táticas em altura,  ações de mergulho, grupamento antibomba, entre outros. De acordo com o major PM Alexandre, estão agendados para 2015, cursos de Operações de Choque, Operações Especiais e de Patrulhamento Tático Móvel.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS