Parceria entre secretarias ajuda no desenvolvimento da agricultura na região, criando um banco de alimentos e permitindo que pequenos agricultores participem do mercado.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Parceria entre secretarias ajuda no desenvolvimento da agricultura na região, criando um banco de alimentos e permitindo que pequenos agricultores participem do mercado.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), para estreitar ainda mais a integração entre as secretarias municipais, fez uma visita ao Banco de Alimentos de Ariquemes, o maior da Região Norte do país, atualmente atrelado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semedes).
A ação contínua entre estas secretarias está permitindo o desenvolvimento e crescimento da agricultura familiar e beneficiando pessoas em estado de insegurança alimentar e instituições beneficentes da região e Unidades Escolares cadastradas, desta forma também ajudando na alimentação escolar do município garantindo uma alimentação de qualidade.
O Banco de Alimentos gerencia alimentos que recebem como doações dos comércios da região e também faz a aquisição de alimentos dos pequenos agricultores familiares pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA/MDS.
Após, o recebimento destas mercadorias é feito uma triagem, no caso das doações, e são montados kits com os alimentos disponíveis para distribuição para a população em estado de insegurança alimentar e instituições cadastradas. Segundo o coordenador do programa, atualmente existem mais de 200 (duzentas) famílias beneficiadas pelo banco de alimentos.
A Semed através dos Programas de Alimentação Escolar (PMAE e PNAE) e a Semdes por meio da compra direta do PAA, em ação conjunta, fomentam a produção do pequeno agricultor de Ariquemes, incentivando a agricultura através da aquisição de produtos que tenham uma qualidade comprovada, e resultando assim em um melhor atendimento as pessoas em situação de risco e também para a melhoria da alimentação dos alunos da rede municipal de ensino.
A Semed reforça o aviso aos pequenos produtores rurais que queiram se cadastrar para vender seus produtos para a alimentação escolar que a primeira Chamada Pública do ano de 2015, provavelmente ocorrerá no dia 23 de janeiro de 2015. Os interessados em participar deverão procurar informações na sede do Banco de Alimentos, localizado na Travessa Democratas, Setor Institucional, em frente a Feira do Produtor Rural de Ariquemes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!