Eles suspeitam da atuação de uma organização criminosa que confecciona esses certificados com alto nível de qualidade, chegando muito próximo do real e que adulteram as assinaturas do responsável pelo curso e pelo selo de autenticação do cartório.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um homem de 38 anos de idade foi detido na última quinta-feira (20), ao tentar autenticar um falso certificado de curso de mototaxista no Cartório de Notas de Ouro Preto do Oeste.
De acordo com o boletim policial, o tabelião substituto relatou que o suspeito foi até aquele cartório para reconhecer firma de um certificado do curso de mototaxista e, ao ser pesquisado quanto à autenticidade do documento, foi descoberto que o selo daquele certificado, expedido pelo Cartório do 3° Ofício de Porto Velho, era falso, bem como a assinatura do dirigente da unidade operacional do SEST/SENAT, órgãos responsáveis por realizar o curso de mototaxista e emissão dos certificados.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, informou que no dia 4 de junho deste ano esteve no prédio onde funciona o SEST/SENAT na cidade de Porto Velho, onde contatou uma pessoa que trabalha na recepção daquela instituição e procurou se informar sobre os procedimentos para se fazer o curso de mototaxista.
Instantes depois, um homem desconhecido informou para o suspeito que aquele curso que ele buscava fazer poderia ser comprado pelo valor de R$ 180,00, sendo que o certificado seria o mesmo que o original. Ao pagar aquele valor, não seria necessário participar dos treinamentos que são exigidos para a conclusão do curso. Após ter optado pelo certificado falso, foi-lhe apresentado um outro homem que dizia trabalhar no SEST/SENAT. Após dois dias, entregaram-lhe o certificado e pagou o valor combinado dentro da própria instituição.
O tabelião substituto disse aos policiais que este é o terceiro caso de falsificação de documentos dessa natureza detectado pelo Cartório de Ouro Preto do Oeste e que a Corregedoria Geral do Cartório Extrajudicial de Porto Velho já emitiu uma alerta informando sobre essas falsificações.
Eles suspeitam da atuação de uma organização criminosa que confecciona esses certificados com alto nível de qualidade, chegando muito próximo do real e que adulteram as assinaturas do responsável pelo curso e pelo selo de autenticação do cartório.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!