A Secretária Municipal de Saúde Elizane Teodoro, recebeu nesta semana os computadores concedidos pelo Delegado de Saúde do Estado Serginho, programa do governo federal em parceria com o governo do estado e municípios.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O município de Pimenteiras do Oeste foi beneficiado com equipamentos do Programa Telessaúde Brasil Redes. A Secretária Municipal de Saúde Elizane Teodoro, recebeu nesta semana os computadores concedidos pelo Delegado de Saúde do Estado Serginho, programa do governo federal em parceria com o governo do estado e municípios.
Programa do Ministério da Saúde em parceria com as Universidades brasileiras, o Telessaúde Brasil Redes busca melhorar a qualidade do atendimento e da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Teleeducação.
Fortalecer a rede de atenção básica à saúde, apoiar os profissionais, melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, evitar encaminhamentos desnecessários, bem como qualificar os necessários, o Ministério da Saúde, em parceria com os estados, municípios e universidades, presta suporte técnico e consultoria médica às equipes de Saúde da Família por meio do Telessaúde Brasil Redes, um programa de tele-consultoria que funciona nas modalidades off-line e tempo real, pela internet ou telefone.
“A participação de Pimenteiras neste programa é um fato a ser celebrado, pois o Telessaúde incentiva a modernização das unidades básicas de saúde, rompendo distâncias e aproximando os profissionais dos municípios do interior aos dos grandes centros, o que resulta em um atendimento mais qualificado à população”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Elizane Teodoro.
Para o prefeito João Miranda, o diálogo com especialistas do órgão responsável pelo núcleo do Telessaúde Rondônia Redes, irá permitir que os profissionais dos municípios aprimorem seus conhecimentos e conheçam novas alternativas de diagnóstico e tratamento. “Médicos e enfermeiros terão acesso a um serviço de consultoria técnica ou segunda opinião para tirar dúvidas sobre casos clínicos atendidos na unidade, o que melhora a qualidade do atendimento”, destacou o prefeito.
Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre profissionais e gestores da área da saúde com a finalidade de tirar dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência) ou assíncrona. Pode ser realizada por meio de mensagens que serão respondidas em até 72h ou por meio do telefone 0800 644 6543 para os médicos do programa Mais Médicos. O número 0800 644 6543 funciona se segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
E a tele-educação oferece conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!