A Avenida Rio Madeira, no trecho entre a Avenida Imigrantes e BR 364, está recebendo serviços de podas das árvores de seu canteiro central. Trabalhos semelhantes foram realizados na Presidente Dutra e nas ruas José Camacho e Lauro Sodré. Até o final deste ano, todas as ruas e avenidas que possuam canteiros centrais receberão a mesma atenção por parte da equipe de poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Os manejos incluem também erradicações destinadas a árvores já brocadas ou com outros problemas que indiquem perigo de queda em via pública. “Com os ventos fortes que têm ocorrido ultimamente, muitas árvores podem cair nas ruas e avenidas da cidade, assim, é preferível erradicá-las do que tentar mantê-las”, explicou Edjales Brito, secretário da Sema.
Os serviços na Avenida Rio Madeira devem ser encerrados na próxima semana, quando a equipe de podas da Sema iniciará os trabalhos na Avenida Nações Unidas. Estão sendo priorizadas as vias mais centrais e com maior fluxo de trânsito. “Mas vamos agir em todas as vias que tiverem canteiros centrais. Vamos seguir com a poda e erradicação de alguns indivíduos arbóreos até que tenhamos completado todos os casos, depois, em dezembro, queremos iniciar o novo plantio”, disse Edjales.
A Sema está em fase de planejamento das ações referentes aos serviços de novos plantios. Mão de obra deverá ser contratada para somar a dos servidores da secretaria. As árvores a serem plantadas se tratam de espécimes nativas e espécimes exóticas, já adaptadas à região. “Queremos plantar pelo menos dezesseis mil mudas, porque vamos também trabalhar bastante com as Áreas de Proteção Permanentes (APPs), especialmente as margens de canais e igarapés, como também com outros espaços públicos, como praças e parques”, informou o secretário.